O ensaio no Ensino de Filosofia: um diálogo com Michel de Montaigne

Autores

  • Danielle Antunes

DOI:

https://doi.org/10.48075/rd.v5i1.22770
Agências de fomento

Palavras-chave:

Montaigne. Filosofia. Ensaio. Ensino. Método.

Resumo

A partir da interpretação da filosofia do ensaio proposta por Montaigne no Renascimento, enquanto um posicionamento ético e político do autor diante dos modos de produção dos conhecimentos e das subjetividades no âmbito cultural e pedagógico de seu tempo, acreditamos ser este posicionamento de grande alcance ainda hoje. Para tanto, procuramos problematizar a relação que se estabelece entre a filosofia e a educação popular no ensino superior brasileiro, propondo o exercício ensaístico como uma alternativa para as práticas do ensino de filosofia. Nossa interpretação visa uma abordagem do conceito de ensaio em Montaigne a partir de sua compreensão como um método performático de investigação, formação e criação. Tal procedimento proporciona aos estudantes uma experiência de ensino-aprendizagem através da escrita muito mais próxima e autêntica.

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Publicado

01-07-2019

Como Citar

ANTUNES, D. O ensaio no Ensino de Filosofia: um diálogo com Michel de Montaigne. Revista DIAPHONÍA, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 35–42, 2019. DOI: 10.48075/rd.v5i1.22770. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/diaphonia/article/view/22770. Acesso em: 18 abr. 2024.