Educere et Educare


A Revista EDUCERE et EDUCARE tem como proposta divulgar semestralmente produções interdisciplinares resultantes de pesquisas sobre educação escolar e não escolar que, pelo seu rigor teórico e metodológico, busquem socializar a cultura, provocar novas interpretações e estimular a atuação dos educadores.
O projeto é uma publicação do Curso de Graduação em Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, área de concentração Sociedade, Estado e Educação, ambos vinculados ao Centro de Educação, Comunicação e Artes da Unioeste  - Campus de Cascavel. A publicação organiza-se a partir das seguintes sessões: a) Dossiê Temático; b) Artigos e ensaios; c) Entrevistas; d) Traduções; e) Relatos de pesquisa; f) Resenhas; e g) Resumos teses/dissertações.






Periodicidade: Semestral

Classificação no WebQualis-Capes:

B1 em Ensino

B2 em Letras 

B2 Interdisciplinar

B3 em Educação 


Indexadores

E-Revistas - Plataforma Open Access de Revistas Científicas Electrónicas Españolas y Latinoamericanas
https://www.redib.org/recursos/Record/oai_revista1131-educere-educare

Sistema Latindex - Indexador de Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal
http://www.latindex.unam.mx/latindex/ficha?folio=16979

IRESIE - Base de dados sobre Educación IISUE, UNAM (Universidade Nacional Autónoma de México) 
http://www.iisue.unam.mx/iresie/ 

Edubase
http://143.106.58.49/fae/default.htm   

Portal de Periódicos da Capes
http://www-periodicos-capes-gov-br.ez89.periodicos.capes.gov.br/

Sumários de Revistas Brasileiras
http://www.sumarios.org

Diadorim/IBICT - Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras 
http://diadorim.ibict.br/handle/1/524 




Sistema de Submissão: fluxo contínuo
Os manuscritos podem ser submetidos em qualquer data. Assim que forem enviados, serão designados os avaliadores e, em caso de aprovação, serão incorporados no próximo número a ser publicado.

Sistema de Publicação: ahead of print

Os trabalhos aceitos para publicação e que tiveram os procedimentos editoriais encerrados serão imediatamente publicados na versão eletrônica. Isso será feito até que se encerre a composição de um novo fascículo.




Notícias

 

CHAMADA DE PUBLICAÇÕES: DOSSIÊ TEMÁTICO:O ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS

 
A presente chamada esta voltada a discussão sobre o Ensino de Ciências e suas possibilidades e perspectivas. Pretende apresentar reflexões sobre a importância do ensinar Ciências e de discutir a Ciência no ambiente escolar. Para tal, deseja apontar inquietações que subjazem este ensino ao mesmo tempo que indicar possibilidades para superações de situações que permeiam a educação quando esta tem seu olhar voltado para a Ciência na sociedade contemporânea. Os constantes avanços resultantes da escalada da tecnologia em nosso meio, colocam para a escola, e para a educação de forma geral, todo um arcabouço de novas problemáticas que o Ensino de Ciências pode e deve tomar também para si, na busca pela formação de uma nova geração cada vez mais tecnologicamente qualificada. É neste debate que se insere este Dossiê. Mais...
 
 
Mais Notícias...

Vol. 12, N. 24 (2017) Ahead of print

Sumário

Páginas Iniciais

EDITORIAL PDF
Fábio Lopes Alves, Carmen Célia Barradas Correia Bastos

Artigos e Ensaios

HISTÓRIAS DE SUCESSO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Resumo PDF
Claudia Barcelos de Moura Abreu, Luciana Messias
METAESTUDO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A ESCOLA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO Resumo PDF
Ana Paula Nahirne, Dulce Maria Strieder
ESTRESSE, DOR E LESÕES MÚSCULO-ESQUELÉTICAS EM PROFESSORES DE CASCAVEL – PR Resumo PDF
Marcieli Schuster, Tania Maria Rechia Schroeder
POLÍTICAS DE FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR: UMA ANÁLISE SOBRE O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI) Resumo PDF
Elma Júlia Gonçalves de Carvalho, Elaine Sinhorini Arneiro Picoli
O IMAGINÁRIO DA MATEMÁTICA NA OBRA ARITMÉTICA DA EMÍLIA DE MONTEIRO LOBATO Resumo PDF
Adriel Gonçalves Oliveira, Luzia Batista de Oliveira Silva
FREI PEDRO SINZIG: DE UM GUIA PARA AS CONSCIÊNCIAS ÀS REMINISCÊNCIAS EXEMPLARES Resumo PDF
Maria de Fátima Guimarães, Cleonice Aparecida Souza, Osmir Aparecido Cruz
A ARTE E A CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO COLETIVO: O NORDESTE NO PRODUTO ARTÍSTICO Resumo PDF
Wechila Andrade Brito, Antenor Rita Gomes
AÇÕES AFIRMATIVAS E PERMANÊNCIA DE NEGRO/AS NO ENSINO SUPERIOR: AS NARRATIVAS DOS ESTUDANTES Resumo PDF
Benedito Eugenio, Lucas Bonina Trindade
O PEDAGOGO NO HORIZONTE DOS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO Resumo PDF
Clenio Lago, Inês Kumiechick Mariani
A PROBLEMÁTICA DA VIOLÊNCIA NO AMBIENTE DA ESCOLA: POSSIBILIDADES DE DISCUSSÃO A PARTIR DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Resumo PDF
Josenilson Viana Guedes, Gislaine Felix de Oliveira, Alda Maria Duarte Araújo Castro
A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE PESQUISAS COM EGRESSOS Resumo PDF
Daniela Karine Ramos, Fabiana Lopes Ribeiro

Dossiê: Modelagem Matemática na educação matemática: Cenário atual

O PROCESSO DE FAMILIARIZAÇÃO DE UM PROFESSOR COM A MODELAGEM MATEMÁTICA: O CASO DO WILSON Resumo
Francisco Javier Camelo B, Jussara de Loiola Araújo, Gabriel Mancera O
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA BRASILEIRA: OUTRAS QUESTÕES Resumo
Tiago Emanuel Klüber
MODELAGEM NAS ESCOLAS ESTADUAIS PAULISTAS: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES NA VISÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA Resumo
Ana Paula dos Santos Malheiros, Alex Henrique Alves Honorato
OS DIÁLOGOS EM UM AMBIENTE DE ANÁLISE DE MODELOS E TECNOLOGIAS PARA O ENSINO DE CÁLCULO Resumo
Débora da Silva Soares, Guilherme Vier
MODELAGEM MATEMÁTICA EM DISCIPLINAS DO ENSINO SUPERIOR: O QUE MANIFESTAM OS ESTUDANTES? Resumo
Rodolfo Eduardo Vertuan, Karina Alessandra Pessoa da Silva, Adriana Helena Borssoi
O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS A PARTIR DA MODELAGEM MATEMÁTICA: UM ESTUDO COM ALUNOS DA QUARTA SÉRIE DA ESCOLA PRIMÁRIA ALEMÃ Resumo
Marlí Schmitt Zanella, Lilian Akemi Kato
MODELAGEM MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ALGUNS ASPECTOS DA PRODUÇÃO BRASILEIRA NA ÚLTIMA DÉCADA Resumo
Daniana de Costa, Edilson Pontarolo, Edival Sebastião Teixeira

Entrevista do Dossiê

UMA CONVERSA COM O PROF. DR. DIONISIO BURAK Resumo PDF
Carlos Roberto Vianna


______________________________________________________________

Revista Educere et Educare

e-ISSN 1981-4712 — ISSN 1809-5208
Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Campus de Cascavel
Programa de Pós-Graduação em Educação

Rua Universitária, 2069 - Jardim Universitário
Cascavel – Paraná - CEP: 85819-110
E-mail: educereeteducare@gmail.com


Sobre o Projeto SABER | Unioeste | IBICT