Educere et Educare


A Revista EDUCERE et EDUCARE tem como proposta divulgar semestralmente produções interdisciplinares resultantes de pesquisas sobre educação escolar e não escolar que, pelo seu rigor teórico e metodológico, busquem socializar a cultura, provocar novas interpretações e estimular a atuação dos educadores.
O projeto é uma publicação do Curso de Graduação em Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, área de concentração Sociedade, Estado e Educação, ambos vinculados ao Centro de Educação, Comunicação e Artes da Unioeste  - Campus de Cascavel. A publicação organiza-se a partir das seguintes sessões: a) Dossiê Temático; b) Artigos e ensaios; c) Entrevistas; d) Traduções; e) Relatos de pesquisa; f) Resenhas; e g) Resumos teses/dissertações.






Periodicidade: Semestral

Classificação no WebQualis-Capes:

B1 em Ensino

B2 em Letras 

B2 Interdisciplinar

B3 em Educação 


Indexadores

E-Revistas - Plataforma Open Access de Revistas Científicas Electrónicas Españolas y Latinoamericanas
http://www.erevistas.csic.es/ficha_revista.php?oai_iden=oai_revista993

Sistema Latindex - Indexador de Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal
http://www.latindex.org

IRESIE - Base de dados sobre Educación IISUE, UNAM (Universidade Nacional Autónoma de México) 
http://www.iisue.unam.mx/iresie/ 

Edubase
http://143.106.58.49/fae/default.htm   

Portal de Periódicos da Capes
http://www-periodicos-capes-gov-br.ez89.periodicos.capes.gov.br/

Sumários de Revistas Brasileiras
http://www.sumarios.org

Diadorim/IBICT - Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras 
http://diadorim.ibict.br/handle/1/524 




Sistema de Submissão: fluxo contínuo
Os manuscritos podem ser submetidos em qualquer data. Assim que forem enviados, serão designados os avaliadores e, em caso de aprovação, serão incorporados no próximo número a ser publicado.

Sistema de Publicação: ahead of print

Os trabalhos aceitos para publicação e que tiveram os procedimentos editoriais encerrados serão imediatamente publicados na versão eletrônica. Isso será feito até que se encerre a composição de um novo fascículo.




Notícias

 

CHAMADA DE PUBLICAÇÕES: DOSSIÊ: PESQUISAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

 

Esse dossiê foi pensado de modo a reunir resultados de pesquisas concluídas ou em andamentos sobre Educação ambiental, a partir de uma perspectiva interdisciplinar.  Os artigos submetidos à revista devem atender aos seguintes critérios:

Mais...
 
 
Mais Notícias...

Vol. 10, N. 20 (2015): Dossiê Relações Étnico-Raciais e Educação

Sumário

APRESENTAÇÃO

Apresentação PDF
Maristela Guimarães

Páginas Iniciais

PREFÁCIO PDF
Nilma Lino Gomes

ÁFRICA

ÁFRICA, SIGNO DA LIBERDADE: MARCUS GARVEY, O CARNAVAL DA BAHIA E O BRADO AFRICANO EM MOÇAMBIQUE Resumo PDF
Osmundo Pinho
LUGARES DE MEMÓRIA DA ESCRAVIDÃO: RIO DE JANEIRO, DAKAR E OUIDAH Resumo PDF
Abreu de Thiago, Lima Florencio

HAITI

RACISMO E DESUMANIZAÇÃO NO HAITI Resumo PDF
Franck Seguy
DIÁSPORAS NEGRAS NO CONTEXTO PÓS-COLONIAL: DIALOGANDO COM INTELECTUAIS HAITIANOS Resumo PDF
Joseph Handerson
ETNICIDADE EM MOVIMENTO: EM BUSCA DE CRITÉRIOS ÉTNICO-DESCRITIVOS NA MOBILIDADE HAITIANA PELO BRASIL Resumo PDF
Marília Lima Pimentel Cotinguiba, Geraldo Castro Cotinguiba

BRASIL

40 ANOS DE MEMÓRIA E NARRATIVA DO NEGRO BRASILEIRO EM JORNALISMO IMPRESSO Resumo PDF
Ana Senna, Robson Santos Costa
A NÃO REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NAS TELENOVELAS BRASILEIRAS: O CASO “GABRIELA” Resumo PDF
Maria Cristina Giorgi, Fábio Sampaio de Almeida, Maria Vitória Silva Paiva
RELAÇÕES RACIAIS, RACISMO E IDENTIDADE NEGRA NO CANDOMBLÉ BAIANO DE ALAGOINHAS Resumo PDF
Ari Lima, Nana Luanda M. Alves
A PASTORAL AFRO-BRASILEIRA E A CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 1988: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DAS QUESTÕES RACIAIS NO INTERIOR DA IGREJA CATÓLICA Resumo PDF
Pâmella Santos dos Passos, Maria Cristina Giorgi, Ronaldo Pimentel Baptista
JOVENS DE TERREIROS: CIBERATIVISMO E PROTAGONISMO JUVENIL ENTRE INTEGRANTES DE RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS EM SALVADOR E REGIÃO METROPOLITANA Resumo PDF
Ricardo Oliveira de Freitas
NARRATIVAS INSURGENTES DE UNIVERSITÁRIOS/AS NEGROS/AS: DESVIOS E PRÁTICAS DISCURSIVAS DE INSPIRAÇÃO COLONIAL Resumo PDF
Claudia Miranda, Sonia Maria Vieira da Silva
TRAJETÓRIAS NEGRAS DISCENTES NO ESPAÇO ACADÊMICO: O QUADRO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS DIANTE DAS AÇÕES AFIRMATIVAS Resumo PDF
Mariza Fernandes dos Santos, Alex Ratts
A UNIVERSIDADE BRASILEIRA É UM DOS INSTRUMENTOS PARA A PRODUÇÃO DA VIOLÊNCIA RACIAL? Resumo PDF
Sales Augusto dos Santos
“QUE CRIANÇA FEIA! POR QUE A MÃE DELA ESTÁ FELIZ? ELA NUNCA VAI FICAR BRANCA”: REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE CRIANÇAS E RELAÇÕES RACIAIS Resumo PDF
Luiz Fernandes de Oliveira, Mônica Regina Ferreira Lins
PRECONCEITO, DISCRIMINAÇÃO E SOCIABILIDADES NA ESCOLA Resumo PDF
Wilma de Nazaré Baía Coelho, Carlos Aldemir Farias da Silva
A RESPONSABILIDADE ÉTICO-SOCIAL DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Resumo PDF
Mirian de Albuquerque Aquino, Alba Lígia de Almeida Silva
O ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO E AS RELAÇÕES RACIAIS: PARA ALÉM DA LEI Nº 10.639/2003 Resumo PDF
Paulo Antônio Barbosa Ferreira, Tânia Mara Pedroso Müller
NOVAS NARRATIVAS, EDUCOMUNICAÇÃO E RELAÇÕES RACIAIS: UM CAMPO POSSÍVEL PARA O EXERCÍCIO DA ALTERIDADE Resumo PDF
Rosane da Silva Borges
IDENTIDADES SOCIAIS DE RAÇA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA Resumo PDF
Susana Aparecida Ferreira, Aparecida de Jesus Ferreira

Artigos e Ensaios

METODOLOGIAS ATIVAS, SEMIÓTICA E PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM DESIGN Resumo PDF
Joseane Rucker
DO OLHAR À ESCUTA E AO CONVITE INTERCULTURAL: REFLEXÕES SOCIOEDUCATIVAS PARA UMA PEDAGOGIA DO ENCONTRO E COMUNITÁRIA Resumo PDF
Ernesto Candeias Martins
AS CONCEPÇÕES DE DIDÁTICA DE LICENCIANDOS DE PEDAGOGIA À LUZ DA SEMIFORMAÇÃO EM ADORNO Resumo PDF
Daniele Cariolano da Silva, Maria Marina Dias Cavalcante, Isabel Magda Said Pierre Carneiro
SIGNIFICAÇÕES E SENTIDOS NAS AÇÕES DE ENSINO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL Resumo PDF
Taise Soeth, Antonio Serafim Pereira
SABERES PERTINENTES PARA UMA PRÁTICA INCLUSIVA: A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E O PROFESSOR EM FORMAÇÃO Resumo PDF
Ivan Vale Sousa, Marineide Câmara Silva
O INDIVIDUALISMO NEOLIBERAL COMO OBSTÁCULO Á FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA CRÍTICA Resumo PDF
Márden de Pádua Ribeiro
O PROFESSOR E OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS COMUNIDADES RIBEIRINHAS Resumo PDF
Ana Paula Cunha dos Santos Fernandes
A LITERATURA DE OSMAN LINS E SUA CRÍTICA AO AUTORITARISMO Resumo PDF
Aguinaldo José Gonçalves, Ivanor Luiz Guarnieri
A RELAÇÃO TRABALHO-ESCOLA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS ESCOLAS ITINERANTES DO MST/PARANÁ Resumo PDF
Valter Jesus Leite, Clésio Antonio Acilino
EDUCAÇÃO DOS SURDOS: ESCOLA INCLUSIVA VERSUS ESCOLA BILÍNGUE Resumo PDF
Verônica Rosemary de Oliveira, Elocir Aparecida Corrêa Pires, Kely Cristina Enisweler, Vilmar Malacarne


______________________________________________________________

Revista Educere et Educare

e-ISSN 1981-4712 — ISSN 1809-5208
Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Campus de Cascavel
Programa de Pós-Graduação em Educação

Rua Universitária, 2069 - Jardim Universitário
Cascavel – Paraná - CEP: 85819-110
E-mail: educereeteducare@gmail.com


Sobre o Projeto SABER | Unioeste | IBICT