Educere et Educare

Publicação do Curso de Graduação em Pedagogia e do Curso de Mestrado em Educação. O objetivo do projeto é publicar textos que, pelo seu rigor teórico e metodológico, busquem socializar a cultura, provocar novas interpretações e estimular a atuação dos educadores.

Imagem para capa da revista


Periodicidade: Quadrimestral

Classificação no WebQualis-Capes:

B1 em Ensino

B2 em Educação

B2 Interdisciplinar

B2 Planejamento Urbano e Regional/Demografia


 

Indexadores




Sistema de Submissão: fluxo contínuo
Os manuscritos podem ser submetidos em qualquer data. Assim que forem enviados, serão designados os avaliadores e, em caso de aprovação, serão incorporados no próximo número a ser publicado.

Sistema de Publicação: ahead of print

Os trabalhos aceitos para publicação e que tiveram os procedimentos editoriais encerrados serão imediatamente publicados na versão eletrônica. Isso será feito até que se encerre a composição de um novo fascículo.



Notícias

 

CHAMADA DE PUBLICAÇÕES: Submissões prorrogadas até 31 de agosto para o DOSSIÊ: PEDAGOGIA: PENSAR A PEDAGOGIA PARA RESPONDER AOS CONTEXTOS ESCOLARES E NÃO-ESCOLARES DA ATUALIDADE

 

Caros leitores,

A Revista Educere et Educare, qualis B1 em Ensino e B2 em Educação, Interdisciplinar e Filosofia, comunica que está recebendo Artigos, Entrevistas e Resenhas em português, inglês, espanhol, francês e/ou italiano, até dia 31/08/2020, para compor o Dossiê: Pedagogia: Pensar a Pedagogia para responder aos contextos escolares e não-escolares da atualidade.

A Pedagogia, em suas diferentes dimensões e feições, é a ciência da educação; a arte de ensinar em diferentes modalidades e níveis educacionais. E isso exige pensarmos e discutirmos acerca das condições da sobrevivência da Pedagogia numa sociedade que parece querer “se divorciar” de pensamentos críticos e desarticular os processos pedagógicos da vida em sociedade.

A transformação social necessária para o bem comum só poderá surgir de uma educação alicerçada na Pedagogia, e a partir da qual cada um/a é chamado/a a pensar, agir e (trans)formar. Nunca é demais insistir que a formação de toda e qualquer pessoa está interligada à Pedagogia.

Assim, esta proposta, coordenada pelo Prof. Dr. Osmar Hélio Araújo (Unifesspa); Prof. Emerson Medeiros (UFERSA) e pela Profa. Dra. Liliana Ferreira (UFSM), tem como finalidade: mapear “novas redefinições” que apontem a Pedagogia como ciência essencial para o ensinar e o aprender nos diferentes contextos escolares e não-escolares da atualidade. Trata-se de um convite a todos/as que desejam, pautados nas suas realidades e contextos educacionais, muitas vezes, marcados pela intolerância, negação da ciência, do diálogo e do respeito, pensar a Pedagogia para a vida e os acontecimentos na vida. Este dossiê propõe-se, assim, a ser um lugar de germinação, de demonstração e (re)construção da Pedagogia perante os desafios que a realidade atual nos propõe.

As temáticas referências para o dossiê são: políticas, teorias, práticas, reflexões epistemológicas e sociais capazes de pôr em questão a Pedagogia para a (re)criação de novas culturas de aprendizagem, de formação e de transformação social.

As normas para envio dos textos encontram-se disponíveis em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/about/submissions#authorGuidelines

 

Organizadores:

Prof. Dr. Osmar Hélio Alves Araújo (UNIFESSPA)

Prof. Dr. Emerson Augusto de Medeiros (UFERSA)

Prof. Dra. Liliana Soares Ferreira (UFSM)

 
Publicado: 2019-12-10
 
Outras notícias...

Vol. 15, N. 35 (2020). Dossiê: Políticas e Práticas em Avaliação Educacional

Ahead of print

Sumário

APRESENTAÇÃO

Isaura Monica Souza Zanardini, João Batista Zanardini, Maura Amaranti Pesce
PDF
DOI: 10.17648/educare.v15i35.24709

Parte I - Políticas de avaliação educacional

Lucrecia Rodrigo
PDF
DOI: 10.17648/educare.v15i35.23893
Emanuel Daniel Isaac Arredondo González, Mauricio Pino Yancovic
PDF
DOI: 10.17648/educare.v15i35.23917
Nelson David Agüero, Silvia Marcela Martinez
PDF
DOI: 10.17648/educare.v15i35.23929
Thiago de Jesus Esteves, José dos Santos Souza
PDF
DOI: 10.17648/educare.v15i35.24136
Tomás Sánchez Amaya
PDF
DOI: 10.17648/educare.v15i35.23848
João Batista Zanardini
PDF
DOI: 10.17648/educare.v15i35.24236
Amanda Melchiotti Gonçalves, Simone Sandri, Jaqueline Bonfim de Souza Lima, Thays Trindade Maier
PDF
DOI: 10.17648/educare.v15i35.23933
Lidia Maria Lopes Assis, Roberto Antonio Deitos, Margarete Chimiloski Dolla
PDF
DOI: 10.17648/educare.v15i35.23912
Juliana Fatima Serraglio Pasini
PDF
DOI: 10.17648/educare.v15i35.24358

Parte II - Práticas de Avaliação

Felipe J Hevia, Samana Vergara-Lope
PDF
DOI: 10.17648/educare.v15i35.23918
Maria Isabel Gonzalez
PDF
DOI: 10.17648/educare.v15i35.23971
Silvia Marcela Martinez
PDF
DOI: 10.17648/educare.v15i35.23889
Hellen Jaqueline Marques, Fabiano Antonio Santos
PDF
DOI: 10.17648/educare.v15i35.24267
Rafaela Reis Azevedo de Oliveira, Carolina Ferreira Soares
PDF
DOI: 10.17648/educare.v15i35.24138