Educere et Educare


A Revista EDUCERE et EDUCARE tem como proposta divulgar semestralmente produções interdisciplinares resultantes de pesquisas sobre educação escolar e não escolar que, pelo seu rigor teórico e metodológico, busquem socializar a cultura, provocar novas interpretações e estimular a atuação dos educadores.
O projeto é uma publicação do Curso de Graduação em Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, área de concentração Sociedade, Estado e Educação, ambos vinculados ao Centro de Educação, Comunicação e Artes da Unioeste  - Campus de Cascavel. A publicação organiza-se a partir das seguintes sessões: a) Dossiê Temático; b) Artigos e ensaios; c) Entrevistas; d) Traduções; e) Relatos de pesquisa; f) Resenhas; e g) Resumos teses/dissertações.






Periodicidade: Semestral

Classificação no WebQualis-Capes:
B3 em Educação
B2 Interdisciplinar

Indexadores

E-Revistas - Plataforma Open Access de Revistas Científicas Electrónicas Españolas y Latinoamericanas
http://www.erevistas.csic.es/ficha_revista.php?oai_iden=oai_revista993

Open Archives Harvester — Public Knowledge Project 
http://pkp.sfu.ca/harvester2/demo/index.php/

Sistema Latindex - Indexador de Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal
http://www.latindex.org

IRESIE - Base de dados sobre Educación IISUE, UNAM (Universidade Nacional Autónoma de México) 
http://www.iisue.unam.mx/iresie/ 

Edubase
http://143.106.58.49/fae/default.htm   

Portal de Periódicos da Capes
http://www-periodicos-capes-gov-br.ez89.periodicos.capes.gov.br/

Sumários de Revistas Brasileiras
http://www.sumarios.org

Diadorim/IBICT - Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras 
http://diadorim.ibict.br/handle/1/524 




Sistema de Submissão: fluxo contínuo
Os manuscritos podem ser submetidos em qualquer data. Assim que forem enviados, serão designados os avaliadores e, em caso de aprovação, serão incorporados no próximo número a ser publicado.

Sistema de Publicação: ahead of print

Os trabalhos aceitos para publicação e que tiveram os procedimentos editoriais encerrados serão imediatamente publicados na versão eletrônica. Isso será feito até que se encerre a composição de um novo fascículo.




Notícias

 

CHAMADA DE PUBLICAÇÕES: “HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, INTELECTUAIS E INSTITUIÇÕES ESCOLARES”

 
Educere et Educare está recebendo artigos e resenhas para publicação de seus próximos números. Aceitam-se contribuições em português, inglês e espanhol, as quais serão submetidas à apreciação das Comissões Executiva e Editorial e do Conselho Consultivo. O simples envio dos trabalhos não garante sua publicação. Mais...
 
 
Mais Notícias...

Vol. 9, N. 17 (2014): Dossiê Antropologias, Etnografias e Educação

Sumário

Páginas Iniciais

INFORMAÇÕES SOBRE A REVISTA PDF
Vol. 09 N. 17 01-06
EDITORIAL PDF
Carmen Célia Barradas Correia Bastos, Fabio Lopes Alves 11

DOSSIÊ ANTROPOLOGIAS, ETNOGRAFIAS E EDUCAÇÃO

Apresentação PDF
Sandra Pereira Tosta; Andrea Valdivia 13-15
ETNOGRAFIA Y EFECTIVIDAD ESCOLAR: HALLAZGOS DE UN ESTUDIO EN PROCESO Resumo PDF
Alejandro Carrasco; Manuela Mendoza 17-28
BRASIL & ARGENTINA: ETNOGRAFIAS NA ESCOLA EM PERSPECTIVA COMPARADA Resumo PDF
Sandra Pereira Tosta; Gilmar Rocha 29-43
POR DENTRO DA ESCOLA: CLASSIFICAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E ETHOS ESCOLAR Resumo PDF
Raquel Ferreira Rangel Gomes 45-59
ENTRE QUADRAS, BOLAS E REDES: CORPOS FEMININOS, RITUAIS E RESISTÊNCIA Resumo PDF
Vanessa Guilherme Souza 61-70
RELATOS DE JUVENTUDES: ETNOGRAFIA E HISTÓRIA DE VIDA NA COMPREENSÃO DOS TERRITÓRIOS JUVENIS E MODOS DE SER JOVEM E SIGNIFICAR A ESCOLA Resumo PDF
Carla Valéria Vieira Linhares Maia; Juarez Tarcísio Dayrell 71-81
ETNOGRAFIA EM ESCOLA PÚBLICA E SEUS DESAFIOS: UM OLHAR SOBRE MÉTODOS APLICADOS NO ITINERÁRIO DO TRABALHO DE CAMPO Resumo PDF
Tatiana Arnaud Cipiniuk 83-91
CONSTRUCCIÓN DE LA DIFERENCIA EN UNA EXPERIENCIA EDU-COMUNICATIVA INTERCULTURAL EN CHILE Resumo PDF
Andrea Valdivia 93-101
“ESSA ESCOLA NÃO É PARA TODOS”: SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO, MORAL E DESIGUALDADE NO AMBIENTE ESCOLAR Resumo PDF
Maíra Mascarenhas 103-113
ADOLESCENTES NEGROS DE ELITE EM UMA ESCOLA DA REDE PARTICULAR DE BELO HORIZONTE- MG/BRASIL: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES ETNICORRACIAIS Resumo PDF
Pollyanna Alves Nicodemos 115-126
IDENTIDADES DE JOVENS QUILOMBOLAS: REGISTROS DE UMA ETNOGRAFIA Resumo PDF
Lígia Marise Lima Costa 127-137
OS JOVENS PRESENTES NA EJA: AS (IM)POSSÍVEIS CONEXÕES ENTRE SABERES/CULTURAS JUVENIS E CULTURAS ESCOLARES Resumo PDF
Cláudia Regina dos Anjos; Maria José de Paula; Ramuth Pereira Marinho 139-153
A NÃO-VIDÊNCIA ENTRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA Resumo PDF
Felipe Moreira 155-167

Entrevistas

ENTREVISTA COM BOAVENTURA SOUSA SANTOS: DEMOCRATIZAR O ESPAÇO, DEMOCRATIZAR O TERRITÓRIO Resumo PDF
Susana Caló 169-180

Artigos e Ensaios

LA PARTE MALDITA DE LOS NUEVOS CABALLEROS DEL MUNDO Resumo PDF
Fabián Sanabria 181-186
IMAGINÁRIO E A ESCOLA NAS PESQUISAS EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS Resumo PDF
Osni Oliveira Noberto da Silva, Miguel Angel Garcia Bordas 187-194
APRENDENDO E DESAPRENDENDO COM NOSSOS TRAJETOS DE PESQUISADORAS E ORIENTADORAS Resumo PDF
Lúcia Maria Vaz Peres, Valeska Maria Fortes de Oliveira 195-203
OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ASTRONOMIA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA LINGUAGEM ANALÓGICA Resumo PDF
Anderson Giovani Trogello, Marcos Cesar Danhoni Neves, Sani de Carvalho Rutz da Silva 203-213
A GÊNESE DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DO ENSINO AGRÍCOLA NO BRASIL Resumo PDF
Rodrigo Sarruge Molina, José Luís Sanfelice, 213-229
CORPO E ENVELHECIMENTO: DIFERENÇAS DE GÊNERO NA CULTURA BRASILEIRA Resumo PDF
Mirian Goldenberg 231-242
CAMINHO METODOLÓGICO DE UMA PESQUISA EDUCATIVA SOBRE PODCAST Resumo PDF
Eugênio Paccelli Aguiar Freire 243-255
OS JOVENS E A LINGUAGEM DA VIOLÊNCIA (OU A ESCOLA COMO METÁFORA DO CONFINAMENTO) Resumo PDF
Carlos A. Gadea 257-267
NO LAR E NA FAMÍLIA: PERMANÊNCIA E MUDANÇAS NAS REPRESENTAÇÕES DA MULHER FACE AOS VENTOS MODERNIZANTES Resumo PDF
Frank Antonio Mezzomo; Cristina Satiê de Oliveira Pátaro; Géssica Aline Silva 269-281
FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E ENSINO DE CIÊNCIAS: A HORTA ESCOLAR COMO ESPAÇO PARA DIÁLOGOS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Resumo PDF
Vilmar Malacarne, kely cristina enisweler 283-292
ENTRE OS PÉS DE CAFÉ: MÚLTIPLAS FACES DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS NEGRAS EM VASSOURAS, 1890 A 1930 Resumo PDF
Alexandre Ribeiro Neto; Roberto Conduru 293-305
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE EM ENFERMAGEM NO OESTE DO PARANÁ: ENFOQUE NO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PEDRO BOARETTO NETO-CEEP Resumo PDF
Débora Tatiane Feiber Girardello, Rosa Maria Rodrigues, Solange de Fátima Reis Conterno 307-315
O QUE É O TEMPO A PARTIR DA QUESTÃO SOBRE O QUE DEUS FAZIA ANTES DE CRIAR O MUNDO, SEGUNDO AS CONFISSÕES DE SANTO AGOSTINHO Resumo PDF
Gilmar Henrique da Conceição 317-321

Relatos de Pesquisa

O UNIVERSO DAS IMAGENS Resumo PDF
Mauro Guilherme Pinheiro Koury 323-326

Resenhas

CAMPOS ABERTOS Resumo PDF
Gilbert Daniel 327-347


______________________________________________________________

Revista Educere et Educare

e-ISSN 1981-4712 — ISSN 1809-5208
Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Campus de Cascavel
Programa de Pós-Graduação em Educação

Rua Universitária, 2069 - Jardim Universitário
Cascavel – Paraná - CEP: 85819-110
E-mail: educereeteducare@gmail.com


Sobre o Projeto SABER | Unioeste | IBICT