Notícias

Nesta seção estão disponíveis informações sobre a edição da revista.

CHAMADA DE PUBLICAÇÕES: DOSSIÊ TEMÁTICO: LAICIDADE E EDUCAÇÃO

 

No atual contexto, uma onda conservadora atinge a política brasileira – como reflexo de uma tendência internacional – associando bandeiras conservadoras, tais como defesa da propriedade privada como instituição sagrada, de um modelo único de família, da pena de morte, da proibição sobre estudo de identidade de gênero nas escolas, perseguição às minorias religiosas, censura e indiferença para com os diferentes e divergentes grupos sociais e culturais, e de modo mais amplo, criminalização e exclusão de pessoas e grupos sociais, amnésia histórica, social e política, apagamento e neutralização das lutas de classes e das lutas dos trabalhadores assalariados na conquista de direitos mínimos, entre outras. Assiste-se ao espetáculo panfletário e salvacionista do Ensino Religioso, da cura gay, da afirmação do patriarcalismo e da proibição da eutanásia e do aborto sem uma discussão ética embasada em categorias cientificas e na liberdade de agir dos cidadãos. Para tanto elegemos “Laicidade e Educação” como tema desse dossiê e convidamos os teóricos, pesquisadores e docentes da educação e de áreas convergentes a enviarem seus artigos até a data limite de 30/05/2018.

 
Publicado: 2017-11-12 Mais...
 

CHAMADA DE PUBLICAÇÕES: DOSSIÊ TEMÁTICO: PÓS-MODERNIDADE E EDUCAÇÃO: CALEIDOSCÓPIO DE PERSPECTIVAS

 

Esta chamada pretende reunir reflexões com diferentes perspectivas sobre pós-modernidade. Embora alguns autores argumentem que não vivemos em um tempo pós-moderno, há pensadores que entendem que vivemos numa condição pós-moderna devido à saturação dos valores modernos. Muitas divergências de entendimento em torno da expressão “pós-modernidade” circulam nos meios acadêmicos.  É, no entanto, inegável, não importa qual seja a vertente teórica, que a atualidade vem apresentando metamorfoses sociais, culturais e políticas que requerem diversas abordagens para a sua compreensão. Afinal, podemos ou não afirmar que vivemos em um contexto pós-moderno? O que é pós-modernidade? Como e quando começou? Que metamorfoses são observáveis na sociedade, na cultura, no trabalho e na educação? Por constatarmos a pluralidade e a riqueza de perspectivas sobre pós-modernidade é que propomos este Dossiê. 

 

 

 
Publicado: 2017-07-23 Mais...
 

CHAMADA DE PUBLICAÇÕES: DOSSIÊ TEMÁTICO:O ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS

 
A presente chamada esta voltada a discussão sobre o Ensino de Ciências e suas possibilidades e perspectivas. Pretende apresentar reflexões sobre a importância do ensinar Ciências e de discutir a Ciência no ambiente escolar. Para tal, deseja apontar inquietações que subjazem este ensino ao mesmo tempo que indicar possibilidades para superações de situações que permeiam a educação quando esta tem seu olhar voltado para a Ciência na sociedade contemporânea. Os constantes avanços resultantes da escalada da tecnologia em nosso meio, colocam para a escola, e para a educação de forma geral, todo um arcabouço de novas problemáticas que o Ensino de Ciências pode e deve tomar também para si, na busca pela formação de uma nova geração cada vez mais tecnologicamente qualificada. É neste debate que se insere este Dossiê.  
Publicado: 2017-02-23 Mais...
 
1 a 3 de 3 itens