SIGNIFICAÇÕES E SENTIDOS NAS AÇÕES DE ENSINO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Taise Soeth
  • Antonio Serafim Pereira

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v10i20.10079
Agências de fomento
CAPES/PROSUP

Palavras-chave:

Ações de Ensino, Ensino Fundamental, Significações e Sentidos

Resumo

Este trabalho descreve a pesquisa realizada numa escola pública estadual catarinense que envolveu professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, objetivando compreender as significações e sentidos que expressam nas suas ações de ensino. O conjunto de procedimentos metodológicos incluiu: questionário exploratório aplicado aos professores, observação em sala de aula e entrevistas de aprofundamento, visando atingir os objetivos que se tinha em vista. Os dados foram analisados com base na concepção Histórico-Cultural e na Pedagogia Histórico-Crítica. O estudo demonstrou que, nas ações de ensino dos professores, o conhecimento científico, que assume o papel central no ensino escolar, de acordo com a abordagem Histórico-Cultural, nem sempre assume essa valoração. Há cisões e contradições entre os fins das ações de ensino dos professores e a previsão do que eles dizem querer atingir socialmente com o ensino.  Nas ações de ensino envolvendo a leitura e a escrita notou-se que o contexto sociocultural do conhecimento ficou em segundo plano, sobressaindo-se o aspecto técnico da linguagem, a codificação e decodificação dos sinais gráficos. Na Matemática,  nota-se, por parte dos professores, uma maior valorização dos mecanismos operatórios do conteúdo do que a aprendizagem conceitual. 

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Publicado

22-06-2015

Como Citar

SOETH, T.; PEREIRA, A. S. SIGNIFICAÇÕES E SENTIDOS NAS AÇÕES DE ENSINO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 10, n. 20, 2015. DOI: 10.17648/educare.v10i20.10079. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/10079. Acesso em: 20 abr. 2024.