A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO ENSINO TÉCNICO: DEMANDAS E DESAFIOS À PROFISSIONALIDADE

Autores

  • José Augusto Florentino

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v10i19.10120
Agências de fomento
PUCRS

Palavras-chave:

Formação de professores, Formação continuada, Ensino técnico profissionalizante,

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo problematizar o tema da formação continuada de professores numa visão complexa, tomando como foco o interesse em conhecer mais e melhor os professores e seu trabalho docente, no intuito de descobrir quais caminhos utilizam para (re)construir a sua profissionalidade. Nesse sentido, busca-se analisar os processos de formação que auxiliam (ou não) os professores a responder às demandas, às expectativas, à diversidade e à riqueza de possibilidades dentro e fora da sala de aula. A metodologia utilizada corresponde a uma abordagem qualitativa, descritiva. Para a coleta dos dados utilizou-se como procedimento a observação assistemática da ação docente no cotidiano escolar e entrevista individual com perguntas semiestruturadas. A pesquisa de campo envolveu seis professores de uma instituição de ensino técnico da cidade de Porto Alegre/RS. Os dados foram organizados e interpretados por meio da Análise Textual Discursiva. Percebe-se que as transformações que ocorrem em nossa sociedade reclamam por uma escola que abra suas fronteiras, exigindo um diálogo constante com a realidade circundante; que há uma preocupação com relação a sua participação e responsabilidade na vida escolar, uma vez que os professores não percebem a escola como um espaço de construção coletiva; percebe-se também que a formação continuada é questionada por alguns professores, alegando ser necessário repensá-la. Entende-se que a formação docente e a profissionalidade só terá sentido se esta contemplar toda a trajetória – pessoal e profissional – dos professores.

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Publicado

12-03-2015

Como Citar

FLORENTINO, J. A. A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO ENSINO TÉCNICO: DEMANDAS E DESAFIOS À PROFISSIONALIDADE. Educere et Educare, [S. l.], v. 10, n. 19, 2015. DOI: 10.17648/educare.v10i19.10120. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/10120. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios