VIOLÊNCIA E DISCURSO: AGRESSÃO VERBAL E TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
  • Valdocir Antonio Esquinsani

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v9i18.10134
Agências de fomento
Capes/MEC/Inep, CNPq, Fapergs

Palavras-chave:

Educação básica, análise do discurso, violência

Resumo

O estudo em tela parte de uma pesquisa empírica amparada em uma breve revisão bibliográfica, com o objetivo de problematizar a violência sofrida por professores da educação básica no ou em decorrência do desempenho de suas atividades laborais, focando na análise das falas empreendidas como agressões verbais, entendendo que este discurso de agressão mobiliza um entendimento sobre a docência que merece ser retratado.  Para dar conta desta problematização, o texto ampara-se em uma pesquisa empírica que examinou 20 reportagens sobre a agressão verbal que sofre o professor, veiculadas em dois semanários de circulação nacional, entre os anos de 2001 e 2011, utilizando como suporte a Análise do Discurso de corrente materialista ou da linha francesa.  Como conclusão considera-se que há aspectos de inegável violência nos relatos veiculados pelas reportagens analisadas.  Todavia, a análise dos mesmos pode contribuir para erigir outro ponto de vista em relação à violência verbal contra o professor.  Ela pode externalizar um significativo jogo discursivo que passa pelo questionamento (explícito ou implícito) da própria condição da escola como instituição de produção discursiva.

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Publicado

07-09-2014

Como Citar

ESQUINSANI, R. S. S.; ESQUINSANI, V. A. VIOLÊNCIA E DISCURSO: AGRESSÃO VERBAL E TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Educere et Educare, [S. l.], v. 9, n. 18, 2014. DOI: 10.17648/educare.v9i18.10134. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/10134. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Educação Básica