REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA AVALIAÇÃO SINTÁTICO-SEMÂNTICA E ARGUMENTTIVA DO TEXTO

Autores

  • Claudia Aparecida Simões Miranda
  • Graziele Boff
  • Nádia Karina Ruhmke Ramos
  • Talismara Pereira
  • Sanimar Busse

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v1i1.1027

Resumo

Objetiva-se, com o presente trabalho, apresentar uma tentativa de estudo e avaliação das estruturas textuais que comandam o processo de argumentação no interior do enunciado. As discussões sobre o ensino da língua nos níveis Fundamental e Médio revelam alguns pontos relacionados, principalmente, às condições de interlocução escrita. A partir de trabalhos desenvolvidos sobre categorias argumentativas de redações produzidas por candidatos ao vestibular (SELLA e BUSSE, 2004) propõem-se a identificação das condições de argumentação instauradas no interior do  texto.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

MIRANDA, C. A. S.; BOFF, G.; RAMOS, N. K. R.; PEREIRA, T.; BUSSE, S. REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA AVALIAÇÃO SINTÁTICO-SEMÂNTICA E ARGUMENTTIVA DO TEXTO. Educere et Educare, [S. l.], v. 1, n. 1, p. p. 183–188, 2000. DOI: 10.17648/educare.v1i1.1027. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1027. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos Metodológicos