ESTADO MILITAR E AS REFORMAS EDUCACIONAIS

Autores

  • Cleci Terezinha Battistus
  • Cristiane Limberger
  • André Paulo Castanha

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v1i1.1038

Resumo

O período de 1964/1974, não se caracteriza somente pelo autoritarismo, mas também pela realização de reformas institucionais na educação sob a Lei nº 5.540/68 que refere-se a Reforma do Ensino Superior , e sob a Lei nº 5.692/71 que diz respeito a Reforma do Ensino de 1º e  2º graus. Como o Estado nesse período está mais do que nunca disposto a se fazer obedecer , estabelece por suas próprias razões, formas de dominação baseadas numa organização racional onde a administração passa a ter grande importância na manutenção da ordem pública. As reformas educacionais feita nessa fase da história nacional foram  efetivadas no interior dessa complexa e às vezes conflitante máquina administrativa. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é compreender o que ocorreu com a educação no período de 1964 a 1974, que culmina com a ênfase na profissionalização que tem por base preparar bons empregados para o crescente empresariado que vem assumindo o controle econômico do país. A preocupação com a profissionalização é tão grande que constitui um dos destaques na formulação do programa do novo governo.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

BATTISTUS, C. T.; LIMBERGER, C.; CASTANHA, A. P. ESTADO MILITAR E AS REFORMAS EDUCACIONAIS. Educere et Educare, [S. l.], v. 1, n. 1, p. p. 227–232, 2000. DOI: 10.17648/educare.v1i1.1038. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1038. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Políticas Educacionais