PRINCÍPIOS E DIRETRIZES DA (CONTRA)REFORMA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DO GOVERNO LULA: DESVELANDO A IDÉIA DO CONSENSO

Autores

  • Georgia Sobreira dos Santos Cêa
  • Luiz Fernando Reis

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v1i1.1053

Resumo

Este trabalho parte do pressuposto de que a anunciada reforma do ensino superior, menos que um tema a ser debatido e apresentado em forma de ante-projeto de lei, é um processo em curso. Várias medidas do Governo Federal e de vários governos estaduais apontam o caráter mercadológico e restritivo que o ensino superior deve assumir. Buscaremos fundamentar esse pressuposto a partir da problematização de duas idéias presentes nos discursos e nas intencionalidades do Governo Federal: a de que o que está em curso é uma reforma e a idéia de consenso defendida para nortear as discussões referentes ao tema. Para isso, nos basearemos no conteúdo do documento “Reforma da educação Superior – Reafirmando princípios e consolidando diretrizes da Reforma da Educação Superior” (Brasil, 2004), divulgado em agosto de 2004. Esse documento representou a abertura pública do pretenso processo de debate da (contra)reforma da educação superior coordenado pelo Ministério da Educação (MEC) e nele estão antecipadas as razões e os objetivos das mudanças que se pretende operar.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

CÊA, G. S. dos S.; REIS, L. F. PRINCÍPIOS E DIRETRIZES DA (CONTRA)REFORMA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DO GOVERNO LULA: DESVELANDO A IDÉIA DO CONSENSO. Educere et Educare, [S. l.], v. 1, n. 1, p. p. 307–310, 2000. DOI: 10.17648/educare.v1i1.1053. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1053. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Políticas Educacionais