AS CONCEPÇÕES DE DIDÁTICA DE LICENCIANDOS DE PEDAGOGIA À LUZ DA SEMIFORMAÇÃO EM ADORNO
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v10i20.10664Palavras-chave:
Didática, semiformação, formação docenteResumo
O artigo versa sobre as concepções de Didática de licenciandos de Pedagogia à luz da semiformação em Adorno. O estudo se desenvolveu no âmbito do Estágio de Docência do curso de Mestrado Acadêmico em Educação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Este trabalho investigativo se pautou por pressupostos qualitativos de pesquisa exploratória, utilizando como procedimentos de coleta de dados a análise de documentos e a narrativa de Diários de Lembranças por licenciandos da disciplina de Didática Geral do curso de Pedagogia da UECE. A análise dos dados evidenciou algumas concepções didáticas que são a mostra de indícios dos limites, inconsistências e incompletude formativa do docente e dos percursos até então traçados pelas universidades, políticas públicas e órgãos governamentais na promoção dos cursos de formação de professores. Isto revela também perspectivas de dissociação entre as dimensões teórica e prática, entre os saberes científicos e curriculares, e os conhecimentos pedagógicos e experienciais, concebidos a partir do exercício cotidiano de sala de aula, isto é, na e pela prática concreta. Em meio a contextos de conflitos, permeiam também concepções que conduzem a certas propostas de discussão, reflexão, crítica, mudanças e de reconstrução do campo de conhecimento da Didática. Assim, perspectivas de uma Didática que fomente inquietações e transformações nos processos de ensino e aprendizagem, na formação e no trabalho docente, na reconfiguração da própria identidade docente, dos modos de ser e estar na profissão e no mundo com vista à humanização e à emancipação do homem.
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