PROGRAMA DE INTERVENÇÃO EDUCATIVA: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • António Filipe Mota
  • Joaquim Machado

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v10i19.10821

Palavras-chave:

Escola, Território, Intervenção Prioritária / School, Territory, Priority Intervention

Resumo

A expansão e universalização da escolaridade pós-primária comporta contextos distintos e maior heterogeneidade discente e requer diversidade de modalidades, vias e meios para realizar a educação formal com equidade e qualidade. O Programa TEIP - Territórios Educativos de Intervenção Prioritária enfatiza a dimensão territorial e as variáveis contextuais na promoção da igualdade do acesso à escola e do sucesso educativo e valoriza a apropriação por parte da comunidade de instrumentos e recursos que facilitem a prossecução das finalidades da educação escolar. Neste artigo, estudamos o desenvolvimento do Programa TEIP numa escola situada num meio predominantemente rural do interior da Região Centro de Portugal, identificamos fatores críticos do projeto e problematizamos o envolvimento dos atores locais.

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Publicado

25-05-2015

Como Citar

MOTA, A. F.; MACHADO, J. PROGRAMA DE INTERVENÇÃO EDUCATIVA: UM ESTUDO DE CASO. Educere et Educare, [S. l.], v. 10, n. 19, 2015. DOI: 10.17648/educare.v10i19.10821. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/10821. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios