UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO ESTADO DE RONDÔNIA: INDICATIVOS PARA AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v4i8.1112Palavras-chave:
Políticas educacionais, educação infantil, formação de professores.Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo caracterizar a educação infantil, no município de Cacoal/RO, bem como analisar as políticas educacionais para a formação dos profissionais que atuam neste nível. A qualidade de ensino na educação infantil é uma luta fundamental neste momento de inclusão deste nível no sistema educacional brasileiro. Diante disto, num primeiro momento foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a educação infantil e a política de formação de professores. Posteriormente uma pesquisa de campo junto aos professores deste nível no que se refere às interfaces do cuidar e do educar, além de possibilitar uma reflexão sobre a importância da atuação dos mesmos nesses ambientes. Os dados apresentados pela pesquisa indicam que prevalece a tendência de compreender o cuidar e educar como mera associação de duas diferentes funções: uma relativa ao zelo; outra, preocupada com o repasse de conhecimentos e normas de comportamentos. A realidade tem revelado essa confusão e as dificuldades instaladas ao longo de décadas dessa prática nas instituições, em que cuidar remete à idéia de assistencialismo e, educar à de ensino/aprendizagem. Finalmente, entende-se que no campo das políticas educacionais para a formação de professores para a educação infantil merece atenção especial das políticas públicas educacionais.
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