HISTÓRIA DOS CURSOS NORMAIS PÚBLICOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS NO ESTADO DO PARANÁ

Autores

  • Denise Kloeckner Sbardelotto

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v10i19.11647

Resumo

Este artigo apresenta e analisa alguns aspectos sobre a história da organização política dos Cursos Normais de formação de professores primários no estado do Paraná, estabelecendo relações entre as principais medidas dos governos paranaenses e a demanda por ensino primário. Analisamos desde o início da década de 1920, ressaltando a influência dos princípios do Movimento pela Escola Nova, até as reformas pós-Lei Orgânica do Ensino Normal de 1946, bem como as políticas de direcionamento dos Cursos Normais Regionais e das Escolas Normais Secundárias no estado do Paraná. Constatamos que houve aumento na oferta de cursos e escolas de formação de professores no estado, sobretudo, a partir da década de 1930, sob influência do movimento escolanovista. Porém, a prioridade foi dada aos Cursos Normais Regionais, difundidos em todo o interior do estado, com o intuito de inserir economicamente estas regiões. Já as Escolas Normais Secundárias ficaram restritas aos grandes centos e voltadas à formação de uma elite intelectual incumbida de gerenciar as diversas instâncias da educação em todo o estado do Paraná.

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Publicado

31-03-2015

Como Citar

SBARDELOTTO, D. K. HISTÓRIA DOS CURSOS NORMAIS PÚBLICOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS NO ESTADO DO PARANÁ. Educere et Educare, [S. l.], v. 10, n. 19, 2015. DOI: 10.17648/educare.v10i19.11647. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/11647. Acesso em: 19 abr. 2024.