A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO SUL DE MINAS GERAIS: UMA RESPOSTA AO PROJETO HISTÓRICO E SOCIAL DE UMA ÉPOCA

Autores

  • Sônia Aparecida Siquelli
  • Álvaro Nonato Franco Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v10i19.11650

Palavras-chave:

Formação de Professores, Política, Fontes Primárias.

Resumo

Este artigo, como parte de um projeto maior, intitulado “A Formação de Professores no Sul de Minas Gerais na Década de 70: Período de Desenvolvimento Político-Econômico”, desenvolvido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ética, Política e História da Educação Brasileira-NEPHEB, tem como objetivo a análise do processo de constituição de Instituições Escolares de formação de professores na região do sul do Estado de Minas Gerais, no período compreendido com o fechamento do Instituto Santa Dorotéia (1911-1976), de natureza privada e formação elitista para a transição para o curso Normal na Escola Pública Estadual Dr. José Marques de Oliveira, momento que o Estado assumiu pra si a formação de professores. Através da catalogação das fontes primárias e secundárias de interesse deste projeto e para História da Educação na região do sul mineiro, mantivemos os primeiros contatos com a instituição escolar de formação de professores da cidade de Pouso Alegre/MG. Foi realizada uma revisão bibliográfica da produção existente sobre a formação de professores no Brasil no período da década de 70 aos anos 2000 das bibliografias que tratam do tema. Coletou-se, através de uma pesquisa documental no Museu “Tuany Toledo” de Pouso Alegre/MG, imagens e figuras que retratam a educação neste período. Observou-se a ligação política do período de ditadura com o projeto de educação da época, o impacto de mudança na prática pedagógica dos professores, e o que diferenciou na formação de cada um. Compreendeu-se, que os projetos de formação de professores para educação básica brasileira responde a uma necessidade social de acordo com seu período histórico, o que leva-nos perceber que o que se vive em pleno século XXI no Brasil em termos educacionais, a formação que atende o mercado de trabalho, no passado atendia a reafirmação da elite no poder ao assistir o espaço público de educação ser forjada para essa classe social, a instituição escolar como extensão da garantia da elite no poder público e econômico.

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Publicado

31-03-2015

Como Citar

SIQUELLI, S. A.; RIBEIRO, Álvaro N. F. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO SUL DE MINAS GERAIS: UMA RESPOSTA AO PROJETO HISTÓRICO E SOCIAL DE UMA ÉPOCA. Educere et Educare, [S. l.], v. 10, n. 19, 2015. DOI: 10.17648/educare.v10i19.11650. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/11650. Acesso em: 29 mar. 2024.