POLÍTICA EDUCACIONAL E A FORMAÇÃO TEÓRICA EM CONFRONTO COM A PRÁTICA EM GESTÃO ESCOLAR

Autores

  • Lucrécia Stringhetta Mello
  • Anízia Aparecida Nunes Luz

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v11i21.11666

Palavras-chave:

Gestão escolar, coordenação pedagógica, educação básica

Resumo

O trabalho apresenta estudo e pesquisa realizada pelo GEFI (Grupo de Estudos e Formação Interdisciplinar/PROPP/UFMS/CNPq) no espaço e tempo de sujeitos que atuam na gestão escolar da educação básica. Contextualiza-se no município de Três Lagoas/MS e, por meio de projeto de extensão desenvolve-se a formação continuada em parceria da universidade com educadores como gestores, coordenadores pedagógicos, professores como também, orientandos de graduação e pós-graduação. Aborda-se a política educacional normatizada em leis, as teorias no campo da administração escolar e da gestão e o encaminhamento da proposta curricular em suas instituições de ensino. A metodologia, fundamentada pela pesquisa ação colaborativa, permite conhecimentos, mediados pelos questionamentos quanto à atuação dos gestores na complexa tarefa de administrar os recursos humanos e materiais das instituições educativas. Neste processo de formação toma-se como pressuposto que um dos papeis da gestão é organizar, planejar o ensino e aprendizagem garantindo oportunidades iguais para todos os alunos. Observa-se neste contexto que a gestão democrática que já faz parte da paisagem brasileira há mais de mais de dez anos e com ampla difusão, ainda não se efetiva plenamente permanecendo lacunas teóricas e estratégias para trabalhar coletivamente. Com dados coletados por meio de questionário e depoimentos gravados nos encontros depreende-se que ainda há a existência da autoridade assentada na verticalidade remanescente da administração burocrática e a resistência dos membros da comunidade em participar dos órgãos colegiados. Por outro lado, a melhoria da qualidade do ensino aprendizagem e a garantia de oportunidades iguais estão respaldadas apenas nos programas de ensino sem observância dos processos avaliativos internos e externos com ações curriculares para melhoria da qualidade. Observa-se que a ação formativa corrobora para que os sujeitos participantes aprimorarem o entendimento de seu papel na negociação e há indícios de ampliação de ações coletivas na elaboração do planejamento pedagógico e rotina de reuniões com docentes. 

Downloads

Publicado

21-09-2015

Como Citar

MELLO, L. S.; LUZ, A. A. N. POLÍTICA EDUCACIONAL E A FORMAÇÃO TEÓRICA EM CONFRONTO COM A PRÁTICA EM GESTÃO ESCOLAR. Educere et Educare, [S. l.], v. 11, n. 21, 2015. DOI: 10.17648/educare.v11i21.11666. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/11666. Acesso em: 28 mar. 2024.