AS REFORMAS CURRICULARES DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL NOS ANOS 90

Autores

  • Solange Zotti

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v10i19.11698

Palavras-chave:

Reformas curriculares, Ensino Médio, anos 90.

Resumo

O presente estudo tem como objeto de pesquisa as reformas curriculares do ensino médio brasileiro nos anos de 1990. Partindo dos pressupostos do materialismo histórico dialético, pretende-se demonstrar como as mudanças curriculares estiveram articuladas com o desenvolvimento econômico brasileiro, ao mesmo tempo em que este esteve articulado às transformações e contradições do setor produtivo em nível mundial. A partir da década de 90, assistimos a implantação de políticas educacionais que se configuram frente à reorganização da economia diante do modelo “globalizado” e neoliberal. Assim, esse contexto impõe a necessidade de redimensionar a política educacional de acordo com as novas exigências, determinadas pelo modelo socioeconômico em desenvolvimento. Frente a este quadro, o artigo aqui proposto objetiva historicizar o contexto socioeconômico-político em que foram produzidas as reformas curriculares do ensino médio brasileiro na década de 1990, a fim de compreender os documentos que materializam o currículo oficial do ensino médio, buscando responder qual o papel social que este grau de ensino desempenha na sociedade. Este artigo foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica e documental.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

ZOTTI, S. AS REFORMAS CURRICULARES DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL NOS ANOS 90. Educere et Educare, [S. l.], v. 10, n. 19, 2000. DOI: 10.17648/educare.v10i19.11698. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/11698. Acesso em: 19 abr. 2024.