DES/CUIDADOS COM PROFESSORES HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

Autores

  • Leonardo Alves de Oliveira
  • Josiane Peres Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v11i22.11779
Agências de fomento
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Palavras-chave:

Educação infantil, professores homens, representações sociais.

Resumo

Território predominantemente feminino, poucos são os homens que buscam um espaço na Educação Infantil. Grande parte das representações sociais (adota-se o conceito de Moscovici e Jodelet) aponta que a educação, nesse nível, é uma função melhor desempenhada por mulheres, o que acaba por gerar preconceitos. Este artigo tem a intenção de visibilizar particularidades e representações sociais que envolvem o professor homem de educação infantil por meio de uma pesquisa realizada numa cidade do interior de Mato Grosso do Sul. Foram analisadas entrevistas com familiares de crianças que frequentam a educação infantil, uma entrevista com um graduando do curso de Pedagogia e um relatório de experiências de estágio. Os resultados apontam, principalmente, representações sociais e situações que desvalorizam a formação docente de modo geral ao classificar homem e professor homem como “descuidado”.

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Publicado

23-09-2016

Como Citar

ALVES DE OLIVEIRA, L.; PERES GONÇALVES, J. DES/CUIDADOS COM PROFESSORES HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. Educere et Educare, [S. l.], v. 11, n. 22, 2016. DOI: 10.17648/educare.v11i22.11779. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/11779. Acesso em: 29 mar. 2024.