DEMOCRACIA E A GESTÃO ESCOLAR

Autores

  • Soraia Kfouri Salerno
  • Jéssica de Loudes Preti

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v11i22.12443

Palavras-chave:

Democracia, Gestão Escolar, Participação

Resumo

O estudo sobre democracia e análise de sua construção conceitual histórica correlacionado à gestão escolar. Tem como principal foco o sentido do processo democrático em instituções escolares. A relevância do tema democracia para a educação ocorre pelo direito que esta representa, resultando em discussões sobre gestão democrática.  As discussões sobre o campo da gestão escolar democrática, geralmente, ocorrem de maneira fluída e superficial, sendo assim, consideramos a necessidade de realizar um breve resgate histórico com vistas a elucidar o conceito na contemporaneidade. Para tal, foram utilizados referenciais teóricos como: Chauí (2011), Dourado (2002), Oliveira (2009), Silva (2003) entre outros, afim de buscar sustentação teórica. A pesquisa está delineada numa vertente qualitativa, mediante pesquisa bibliográfica exploratória. A democracia está intimamente ligada à conquista da cidadania e ao sentido do espaço público, conceitos que permeiam a materialização de um direito constitucional fundante – educação. A gestão escolar requer a promoção do espaço público que possibilite a participação real e a instrumentalização dos sujeitos. Para a construção de um processo democrático na gestão escolar, de base social, precisamos discutir o paradoxo liberdade versus igualdade numa íntima relação com conceitos de alienação e poder – o teor político na gestão escolar.

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Publicado

22-06-2016

Como Citar

SALERNO, S. K.; PRETI, J. de L. DEMOCRACIA E A GESTÃO ESCOLAR. Educere et Educare, [S. l.], v. 11, n. 22, 2016. DOI: 10.17648/educare.v11i22.12443. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/12443. Acesso em: 18 abr. 2024.