A RESPONSABILIDADE ÉTICO-SOCIAL DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Autores

  • Mirian de Albuquerque Aquino
  • Alba Lígia de Almeida Silva

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v10i20.12608

Palavras-chave:

Responsabilidade Social. Responsabilidade ético-social. Produção de Conhecimento. Negros.

Resumo

Nesses últimos anos, a “responsabilidade social” aparece como um assunto cada vez mais presente nas instituições públicas, privadas e federais. Porém, torna-se um assunto polêmico, pois muitas vezes o termo vem associado à ideia pura e simples de filantropia, caridade ou à boa vontade dos homens de negócios frente às mazelas das diferenças sociais e culturais. Desse modo, o compromisso social de universidades públicas é o de lutar em prol dos grupos sociais etnicamente vulneráveis, mostrando-se como uma categoria representada com base no princípio ético do fazer universitário. O estudo analisa a produção de conhecimento sobre  negros,  armazenada na memória da ciência da Universidade Federal da Paraíba, com ênfase no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação dessa Instituição. Os  resultados apontam que este Programa possui uma produção de conhecimento discreta no que se refere à temática étnico-racial. Contudo, algumas iniciativas precisam ser tomadas no sentido de dar visibilidade aos negros na produção de conhecimento que constitui a memória da ciência da UFPB. Para tanto, sugere-se o desenvolvimento de ações de informação por meio de realização de pesquisas que visem favorecer a produção de conhecimento e fazer avançar as reflexões sobre os grupos sociais etnicamente vulneráveis  e que historicamente convivem em condições desiguais. Revelando a (in)visibilidade de lugares que ainda ocupam na memória da ciência das instituições de ensino superior e  a função das relações de forças que circulam nas universidades.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

AQUINO, M. de A.; SILVA, A. L. de A. A RESPONSABILIDADE ÉTICO-SOCIAL DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Educere et Educare, [S. l.], v. 10, n. 20, 2000. DOI: 10.17648/educare.v10i20.12608. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/12608. Acesso em: 20 abr. 2024.