CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOS LICENCIANDOS BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: UM ESTUDO NA UNEMAT – CAMPUS JUARA

Albina Pereira de Pinho Silva, Leandra Ines Seganfredo Santos, Priscila Marengo Segrillo

Resumo

O presente trabalho visou compreender como um grupo de licenciandos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário de Juara-MT vêm constituindo suas identidades com a profissão docente. O estudo baseia-se nos pressupostos do método narrativo com foco nas histórias de vida e narrativas autobiográficas escritas em memorial reflexivo. O conjunto de dados aponta que parte dos bolsistas pesquisados que fazem Pedagogia, ingressou no Curso por falta de opção, porém, a partir das experiências e contato com a escola, muitos deles descobriram que estão na profissão certa: ser professor; já outros se encontram em conflito de identidade, possuem dúvidas quanto seguir ou não a carreira docente.

 

Palavras-chave

Formação de Professores; Identidade Docente; PIBID

Texto completo:

PDF