LETRAMENTO E LETRAMENTOS MÚLTIPLOS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS LETRAS DE MÚSICAS NOS DIZERES DOS ALUNOS

Autores

  • Nádia Dolores Fernandes Biavat
  • Rubenailde Oliveira Santos

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v11i22.13061

Palavras-chave:

Educação, poder e sociedade.

Resumo

RESUMO: Este artigo tem como objetivo apresentar as práticas pedagógicas pelo olhar discursivo e, na perspectiva dos letramentos, abordar o modo como o gênero discursivo canção é representado, destacando aspectos das letras musicais que repercutem na formação dos alunos, bem como a importância da formação ética na integração dos letramentos múltiplos almejados na escola. Nesse sentido, os referenciais sobre estudo dos letramentos críticos e a referencial da Análise de Discurso Crítica, em suas definições, tratam dos saberes entrelaçados sobre educação e discurso e vislumbra compreender propostas educativas embutidas nas práticas escolares orientadas a partir da convivência dos alunos com o gênero canção. Após um breve estudo teórico, apresentamos uma análise de dados, na qual letras de músicas foram escolhidas pelos alunos e examinadas. Os discursos que permeiam os dizeres, o modo como os alunos os pensam e como refletem sobre as letras musicais são pontos abordados. Ademais, estes discursos são correlacionados com os teóricos estudados. Além de provocar um debate sobre o posicionamento crítico dos alunos, objetiva-se com a presente pesquisa produzir reflexos positivos sobre ideias e aprendizado espontâneo a partir da convivência com canções, e sobre o sujeito que entende o mundo e que com ele interage.

Palavras – chave: Práticas Pedagógicas, Gênero Discursivo Canção, Letramentos Múltiplos, Análise de Discurso Crítica. 

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Publicado

18-10-2016

Como Citar

FERNANDES BIAVAT, N. D.; SANTOS, R. O. LETRAMENTO E LETRAMENTOS MÚLTIPLOS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS LETRAS DE MÚSICAS NOS DIZERES DOS ALUNOS. Educere et Educare, [S. l.], v. 11, n. 22, 2016. DOI: 10.17648/educare.v11i22.13061. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/13061. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: ENSINO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO BÁSICA: PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES