MEMÓRIAS MUSICAIS, ESPIRITUALIDADE NAS ARTES E A “BUSCA DA FELICIDADE”: UMA PESQUISA-FORMAÇÃO COM ACADÊMICOS DE DANÇA

Ziliane Lima de Oliveira Teixeira, Ana Lúcia Louro

Resumo


Neste artigo é relatada uma pesquisa realizada na disciplina Música para os cursos de bacharelado e licenciatura em Dança de uma universidade do Sul do Brasil. Estes cursos são muito recentes e estão em fase de implementação. Dentro de uma pesquisa-formação, a aula de Música para dança foi ampliada de estudos de História da Música e Ritmos para as narrativas (auto)biográficas sobre músicas que marcaram as vidas dos alunos. São feitas aproximações com Josso (2010a, 2010b) ao convidar os alunos a falarem e escreverem sobre momentos importantes que envolveram a música em suas vidas. São analisados quatro trechos das narrativas por escrito a partir da perspectiva da Espiritualidade e Artes (BOYCE-TILMAN, 2007 e SNOWBER, 2007). Nestes relatos, mesmo que centrados em buscas espirituais, está presente a razão das escolhas profissionais o “por que dançar” e “para que dançar” que informa a relação dos narradores consigo mesmo e com a música e a dança dentro de uma trajetória que denominamos de busca da felicidade usando a categoria estudada por Josso (2010a).  


Palavras-chave


Ensino superior; Narrativas; Memórias musicais

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.17648/educare.v13i28.13149

Direitos autorais 2018 Educere et Educare

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

______________________________________________________________

Revista Educere et Educare

e-ISSN 1981-4712 — ISSN 1809-5208
Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Campus de Cascavel
Programa de Pós-Graduação em Educação

Rua Universitária, 2069 - Jardim Universitário
Cascavel – Paraná - CEP: 85819-110
E-mail: educereeteducare@gmail.com