CARTOGRAFIAS E “SUBJETIVIDADES” DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA: UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS ECOPEDAGÓGICAS E INCLUSIVAS

Autores

  • NAYARA ALVES DE SOUSA
  • MILTON FERREIRA DA SILVA JUNIOR
  • SÍLVIA KIMO COSTA

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i27.13207
Agências de fomento

Palavras-chave:

Práticas Ecopedagógicas. Inclusão Escolar. Cartografias

Resumo

RESUMO: Esse artigo objetiva cartografar as “subjetivações infantis” acerca da utilização de práticas ecopedagógicas e inclusivas, a partir das necessidades das crianças com deficiência intelectual, visual, auditiva, física e múltipla (BRASIL, 1995) e da relação com os atores-rede (LATOUR, 2000 e 2001) que os integram (professoras, diretoras e pais). Três instituições de ensino foram escolhidas para a pesquisa, sendo uma particular, uma pública municipal e outra não governamental, localizadas em Vitória da Conquista na Bahia. A pesquisa fundamentou-se teórico-metodologicamente na Cartografia das Subjetividades e das Controvérsias (PASSOS, KASTRUP, ESCÓSSIA, 2010; DELEUZE e GUATTARI, 1987 e 1995). Utilizou-se como técnica de pesquisa a oficina de desenhos com as crianças com deficiência e o grupo focal com os atores-rede. Os resultados apontam a utilização da cartografia das subjetividades e das controvérsias adaptadas à detecção dos dispositivos facilitadores ou restritivos da inclusão escolar das crianças com deficiência, pois subsidiaram simultâneas intervenções cartográficas nas melhorias exequíveis no que tange as práticas ecopedagógicas e inclusivas.

 

Downloads

Publicado

29-08-2018

Como Citar

SOUSA, N. A. D.; SILVA JUNIOR, M. F. D.; COSTA, S. K. CARTOGRAFIAS E “SUBJETIVIDADES” DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA: UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS ECOPEDAGÓGICAS E INCLUSIVAS. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 27, p. DOI: 10.17648/educare.v13i27.13207, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i27.13207. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/13207. Acesso em: 28 mar. 2024.