A CULTURA ESCOLAR E OS USOS DOS OBJETOS NAS ESCOLAS ISOLADAS DE NOVO HAMBURGO/RS (1940-1952)

Autores

  • José Edimar Souza
  • Luciane Sgarbi Santos Grazziotin

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v11i22.13357
Agências de fomento
CAPES-PROEX

Palavras-chave:

Memórias. Cultura escolar. Artefatos culturais. Escolas isoladas.

Resumo

Estudo analisa o modo como professores e alunos de escolas isoladas municipais rurais de Lomba Grande, município de Novo Hamburgo, se apropriaram de determinados artefatos culturais tais como: materiais, objetos e utensílios. Lomba Grande está situada 40 quilômetros da capital do Rio Grande do Sul e foi colonizada, principalmente, por imigrantes alemães. O referencial teórico sustenta-se na História Cultural e a metodologia utilizada é a da História Oral apoiando-se, sobretudo, em Halbwachs (2006). Com a análise percebe-se que os alunos elaboraram e construíram referências singulares para o uso de determinados materiais da cultura escolar. Objetos como a mochila, neste lugar, associou-se a expressão regionalizada, “Cartapácio”, que consistia em uma bolsa de pano para levar livros a tiracolo. No tempo e espaço analisados desenvolveu-se uma cultura escolar singular, apoiada em usos distintos de determinados objetos e apropriações específicas associadas, em alguma medida, as características regionais.

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Publicado

01-02-2017

Como Citar

SOUZA, J. E.; GRAZZIOTIN, L. S. S. A CULTURA ESCOLAR E OS USOS DOS OBJETOS NAS ESCOLAS ISOLADAS DE NOVO HAMBURGO/RS (1940-1952). Educere et Educare, [S. l.], v. 11, n. 22, 2017. DOI: 10.17648/educare.v11i22.13357. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/13357. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: ENSINO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO BÁSICA: PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES