AS SEDUÇÕES DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: FABRICANDO O SUJEITO CONTEMPORÂNEO

Autores

  • Alice Stephanie Tapia Sartori
  • Claudia Glavam Duarte

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v11i23.13472

Palavras-chave:

Lúdico, Educação Matemática, Sujeito Contemporâneo, Discurso.

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre um enunciado presente no discurso da Educação Matemática Escolar, que diz respeito à importância do lúdico, atividades como jogos e brincadeiras, no ensino de matemática. A intenção do estudo é identificar entrelaçamentos entre essas práticas e a fabricação do sujeito contemporâneo, especialmente por meio da instituição escolar. A partir da Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, buscou-se evidenciar as justificativas atribuídas pelos autores para a utilização do lúdico nas aulas de matemática no discurso da Educação Matemática, especificamente nos anais do XI ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática). Dentre as justificativas mais recorrentes está a de que o aluno deve ter o desejo de aprender matemática, a de que a criança precisa aprender com prazer, e ainda a importância da satisfação do aluno ao aprender brincado. As enunciações apresentadas apontam para uma possível interlocução entre as práticas lúdicas e um dos aspectos da contemporaneidade: o consumismo. Deste modo, o estudo propõe reflexões que podem contribuir para a formação de professores, pois problematiza o discurso da Educação Matemática e algumas ressonâncias na constituição dos sujeitos moldados pela sociedade de consumidores. 

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Publicado

14-09-2016

Como Citar

TAPIA SARTORI, A. S.; DUARTE, C. G. AS SEDUÇÕES DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: FABRICANDO O SUJEITO CONTEMPORÂNEO. Educere et Educare, [S. l.], v. 11, n. 23, 2016. DOI: 10.17648/educare.v11i23.13472. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/13472. Acesso em: 19 abr. 2024.