A FORMAÇÃO DO PROFESSOR SOB O OLHAR DA INTERDISCIPLINARIDADEA FORMAÇÃO DO PROFESSOR SOB O OLHAR DA INTERDISCIPLINARIDADE

Autores

  • Fabrício Oliveira da Silva
  • André Luiz Gaspari Madureira

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v11i23.13582

Palavras-chave:

Formação, Interdisciplinaridade, Prática educativa

Resumo

Neste artigo se evidenciam os resultados de um trabalho interdisciplinar desenvolvido pelos licenciandos do curso de letras, em conjunto com três professores do DCHT, Campus XVI da UNEB. A proposta foi a de promover a integração de conteúdos em três componentes curriculares do primeiro semestre, quais sejam: LE0084 – Estabelecimento dos Estudos Linguísticos, LE0002 – Significação e Contexto e ED0025 – Prática Pedagógica I, com vistas a demarcar a relevância de atividades interdisciplinares como proposta de formação e de avaliação do professor de língua portuguesa. O projeto desenvolveu-se de forma processual e sistemática a partir de reflexões teóricas em sala de aula que culminaram em atividade de produção textual, por meio de oficinas, seguida da realização de seminário envolvendo estudantes de todos os semestres. A fundamentação teórica que se adotou para o encaminhamento da atividade, pautou-se nas reflexões linguísticas a cerca da natureza dos nomes com enfoque na função social do uso das palavras. Neste sentido, trilhou-se pelas ideias saussurianas sobre a estrutura da linguagem. Recorreu-se ainda a Paulo Freire (1996) e Fazenda (1994) na perspectiva de fundamentar as competências e habilidades inerentes ao professor, visando associar as ideias destes autores às exigências que na escola hoje se fazem aos professores de língua materna. A atividade permitiu, entre outras coisas, que os estudantes compreendessem o papel da universidade na formação dos profissionais de letras, focando a interdisciplinaridade não como um exercício que só se faz pós formação acadêmica, mas sim durante a formação universitária. Esse projeto foi percebido como uma possibilidade prática de se realizar atividades similares na educação básica, gabaritando o estudante de letras a exercer com maior autonomia, criticidade e reflexão a sua formação universitária. 

Downloads

Publicado

29-11-2016

Como Citar

SILVA, F. O. da; MADUREIRA, A. L. G. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR SOB O OLHAR DA INTERDISCIPLINARIDADEA FORMAÇÃO DO PROFESSOR SOB O OLHAR DA INTERDISCIPLINARIDADE. Educere et Educare, [S. l.], v. 11, n. 23, 2016. DOI: 10.17648/educare.v11i23.13582. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/13582. Acesso em: 24 abr. 2024.