MEIOS DE COMUNICAÇÃO E ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE: CONFLITOS E DIÁLOGOS POSSÍVEIS

Autores

  • Jucieude Lucena Evangelista
  • Paiva Maria Soberana
  • Souza Karlla Christine Araújo
  • Fonseca Ailton Siqueira de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v11i23.13677

Palavras-chave:

Sujeito e Cultura, Educação, Meios de Comunicação

Resumo

O presente trabalho constitui um estudo ensaístico acerca da relação estabelecida entre os meios de comunicação e a escola. Partindo da discussão mais ampla que envolve a relação entre o sujeito e a cultura, buscamos refletir sobre as disjunções e as possibilidades de diálogo entre os sistemas culturais representados pela escola e pelos meios de comunicação. Tomamos como norteador teórico-metodológico a noção de sujeito desenvolvida por Edgar Morin e sua analogia referente ao sistema imunológico, em que apresenta a distinção entre o si e o não-si, entre o sujeito e o outro, a partir dos seres celulares. Abordamos assim o que consideramos ser uma imunologia realizada pela escola em relação às formas de saber e de pensar não-racionalistas, representadas pela cultura dos meios de comunicação de massa. Recorremos ainda a uma leitura do filme Sociedade dos Poetas Mortos, o qual apresenta uma metáfora do conflito entre o sujeito e a cultura no ambiente educacional. A partir da leitura do filme buscamos colocar em questão o modo como a racionalidade e a afetividade podem estabelecer, ao mesmo tempo, relações de conflito ou de diálogo entre si. Acreditamos assim que os meios de comunicação podem atuar juntamente com a escola como agentes de formação e socialização do sujeito contemporâneo.   

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Publicado

22-12-2016

Como Citar

EVANGELISTA, J. L.; SOBERANA, P. M.; ARAÚJO, S. K. C.; SIQUEIRA DE SOUSA, F. A. MEIOS DE COMUNICAÇÃO E ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE: CONFLITOS E DIÁLOGOS POSSÍVEIS. Educere et Educare, [S. l.], v. 11, n. 23, 2016. DOI: 10.17648/educare.v11i23.13677. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/13677. Acesso em: 29 mar. 2024.