A CONTRIBUIÇÃO DA OBRA DE GILBERT DURAND PARA A EDUCAÇÃO: CONCEITOS E DERIVAÇÕES PARA UMA PEDAGOGIA DO IMAGINÁRIO

Autores

  • Maria Cecília Sanchez Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v11i21.13897

Palavras-chave:

imaginário, educação, imaginação, processos de simbolização.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão sobre a contribuição da obra de Gilbert Durand para a educação e as lições pedagógicas que dela se pode derivar. Considerando-se o valor que o autor atribui ao homo symbolicus e à imaginação no desenvolvimento das culturas, das ciências e da educação, pretende-se mostrar que só a compreensão dos processos de simbolização pode encaminhar uma pedagogia do imaginário que tenha como meta uma “educação da alma”, através da restauração do equilíbrio entre razão e imaginação, necessário à formação integral do homem.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

TEIXEIRA, M. C. S. A CONTRIBUIÇÃO DA OBRA DE GILBERT DURAND PARA A EDUCAÇÃO: CONCEITOS E DERIVAÇÕES PARA UMA PEDAGOGIA DO IMAGINÁRIO. Educere et Educare, [S. l.], v. 11, n. 21, 2000. DOI: 10.17648/educare.v11i21.13897. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/13897. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação e Contemporaneidade