A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: A MOSTRA INTERDISCIPLINAR E SUAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO BARÃO DE ACEGUÁ (RS)

Autores

  • Hélen Giorgis Santos
  • Dulce Mari Silva Voss

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v11i21.14054

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Ciências da Natureza, Currículo, Ensino Médio.

Resumo

O texto apresenta alguns resultados de uma pesquisa feita na Escola Estadual de Ensino Médio Barão de Aceguá, localizada no município de Aceguá (RS) sobre a Mostra Interdisciplinar e suas Tecnologias cujo trabalho pedagógico visa articular conhecimentos desenvolvidos nos componentes curriculares de Química, Física, Biologia e Matemática. Nessa investigação adotou-se como metodologia a discussão em grupos focais formados pelas turmas do terceiro ano do Ensino Médio. Buscou-se compreender as possíveis articulações entre os conhecimentos que compõem a Área das Ciências da Natureza desencadeadas através da Mostra e as potencialidades desse trabalho na construção de práticas interdisciplinares que atendam as expectativas e necessidades de aprendizagem dos/as estudantes do Ensino Médio no contexto da referida escola. Conclui-se que a Mostra tem possibilitado a construção de práticas interdisciplinares na Área das Ciências da Natureza no contexto da escola, pois, através de um trabalho contínuo e colaborativo, criam-se estratégias e ações pedagógicas que buscam superar a organização dos currículos e do trabalho pedagógico marcados pelo paradigma científico da modernidade que produz a fragmentação de saberes e práticas. Nesse processo pedagógico complexo e desafiador, destaca-se a atuação dos estudantes que tanto tem contribuído para a construção de práticas de ensino e aprendizagem interdisciplinares.

Downloads

Publicado

08-06-2016

Como Citar

GIORGIS SANTOS, H.; SILVA VOSS, D. M. A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: A MOSTRA INTERDISCIPLINAR E SUAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO BARÃO DE ACEGUÁ (RS). Educere et Educare, [S. l.], v. 11, n. 21, 2016. DOI: 10.17648/educare.v11i21.14054. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/14054. Acesso em: 20 abr. 2024.