COMO VAGA-LUME... O TRABALHO DE ACOMPANHAMENTO DO PROFESSOR EXPERIENTE AO PROFESSOR INICIANTE

Autores

  • SUELI DE OLIVEIRA SOUZA Mestre em Educação pelo PPGEdu/UFMT. Atua como professora na Secretaria Municipal de Educação/SEMED/Rondonópolis/MT
  • Márcia Roza Lorenzzon Mestre em Educação pelo PPGEdu/UFMT. Atua como professora-formadora no Centro de Formação e Atualização do Educador/SEDUC em Primavera do Leste/MT.
  • Simone Albuquerque da Rocha Doutora em Educação pela PPGE/UNESP e Pós-doutora pelo PPGE/PUC-SP. Atua como docente no Programa de Pós-graduação em Educação PPGEdu/UFMT.

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i27.14070
Agências de fomento
Agência Financiadora – OBEDUC/CAPES/INEP/SECADI

Palavras-chave:

Professor Experiente. Mentoria- acompanhamento. professores iniciantes.

Resumo

Esta pesquisa tem origem no projeto aprovado pela UFMT no Observatório da EducaçãoOBEDUC/CAPES/INEP/SECADI, que investiga sobre o professor iniciante, seu desenvolvimento profissional, dificuldades e necessidades, inserindo neste contexto, o professor experiente. O objetivo principal foi o de evidenciar nasescolas dos municípios de Rondonópolis e Primavera do Leste, as dificuldadesque os professores iniciantes enfrentam no início de carreira e a como esta realidade se apresenta quando um professor experiente na escola lhe dá apoio e acompanhamento. O loci da pesquisaforam quatroescolas públicas, nos dois municípios, e os sujeitos foram quatro professoras iniciantes, sendo uma de cada escola, dois na Escola Municipal de Rondonópolis e dois na Escola Estadual de Primavera do Leste.As questões que se indagam são: Quais as dificuldades relatadas pelos professores no início da carreira profissional? Como eles percebem a inserção de um professor experiente para acompanhá-los e orientá-los em seus impasses e desafios? O que dizem os professores iniciantes que não contam com auxílio do professor experiente em suas práticas?  Apoiada na pesquisa qualitativa, o estudo adotou para coleta de dados as narrativas das professoras que foram analisadas a partir de dois eixos: dilemas dos professores no início da carreira; e a relação de acompanhamento do professor experiente ao professor iniciante. Evidenciou-se nas narrativas, que os professores em início de carreira sofrem com a falta de experiência e o quanto o trabalho do professor experiente pode contribuir de forma significativa para jogar luz em seus caminhos a fim de tenha condições de enfrentar os desafios postos com mais confiança. 

Downloads

Publicado

29-08-2018

Como Citar

SOUZA, S. D. O.; LORENZZON, M. R.; DA ROCHA, S. A. COMO VAGA-LUME... O TRABALHO DE ACOMPANHAMENTO DO PROFESSOR EXPERIENTE AO PROFESSOR INICIANTE. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 27, p. DOI: 10.17648/educare.v13i27.14070, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i27.14070. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/14070. Acesso em: 28 mar. 2024.