FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E GESTÃO ESCOLAR

Autores

  • Hilda Maria Gonçalves Silva
  • Ricardo Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i27.14716
Agências de fomento

Resumo

Esta pesquisa analisou algumas das exigências, das possibilidades e dos limites postos à capacidade e às condições concretas dos gestores de viabilizarem a formação em serviço, dos docentes. Esse trabalho foi levado a efeito a partir da análise da normatização que versa sobre o perfil do diretor de escola do estado de São Paulo e, principalmente, da verificação, de alguns dos aspectos operacionais e físicos das instituições. Tal verificação foi construída, por meio do acompanhamento do trabalho desenvolvido por um grupo de gestores, da rede estadual de ensino básico de Araraquara-SP, o qual faz parte do projeto “Incubadora de Gestores”. A análise desenvolvida revela que embora se espere do diretor a capacidade de “promover e definir ações de formação continuada” (Res. SE nº52/2013), muitas vezes a estrutura física, a dificuldade de reunir toda a equipe e a ausência de recursos financeiros se configuram como limitantes da concretização das ações de formação em serviço. 

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Publicado

29-08-2018

Como Citar

SILVA, H. M. G.; RIBEIRO, R. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E GESTÃO ESCOLAR. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 27, p. DOI: 10.17648/educare.v13i27.14716, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i27.14716. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/14716. Acesso em: 29 mar. 2024.