OS DIÁLOGOS EM UM AMBIENTE DE ANÁLISE DE MODELOS E TECNOLOGIAS: QUEDA DE UM OBJETO COM RESISTÊNCIA DO AR

Débora da Silva Soares, Guilherme Vier

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar os diálogos que estudantes desenvolvem ao analisarem um modelo matemático para o fenômeno da queda livre. O contexto da pesquisa é um curso de extensão oferecido a estudantes de Licenciatura em Matemática de uma Universidade do Rio Grande do Sul, o qual propôs o estudo de conceitos de Cálculo Diferencial e Integral I com base na análise do referido modelo matemático. A pesquisa é de cunho qualitativo e baseia-se nos estudos de Alrø e Skovsmose (2006) acerca da comunicação em salas de aula de Matemática. A análise dos dados apontou para dois momentos no curso de extensão: um caracterizado pelo padrão de comunicação jogo-de-perguntas e o outro caracterizado pela cooperação investigativa.

Palavras-chave

Modelagem Matemática; Ensino de Cálculo; Comunicação

Texto completo:

PDF