EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: UMA DISCUSSÃO SOBRE RACIONALIDADE INSTRUMENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE

Autores

  • Daniana de Costa
  • Edilson Pontarolo
  • Nilvania Aparecida de Mello

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i29.15523
Agências de fomento

Palavras-chave:

Educação Ambiental Formal, Práticas pedagógicas, Educação Básica.

Resumo

O artigo analisa dados oriundos de uma pesquisa em andamento, a qual objetiva explorar a Educação Ambiental por meio de práticas pedagógicas na disciplina de matemática em quatro turmas do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal localizada na zona urbana de São Lourenço do Oeste, Santa Catarina. Os dados discutidos nesse artigo foram colhidos mediante questionário semiestruturado aplicado aos estudantes participantes da pesquisa. Os resultados sugerem que existe convergência entre os dados coletados e os resultados de pesquisas realizadas em âmbito regional pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR que demonstram a maneira como a Educação Ambiental vemsendo desenvolvida por professores da escola pública. No tocante aos aspectos teóricos, o artigo discute a importância da interdisciplinaridade na postura pedagógica do professor para favorecer o tratamento da Educação Ambiental no contexto escolar.

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Publicado

06-12-2018

Como Citar

DE COSTA, D.; PONTAROLO, E.; DE MELLO, N. A. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: UMA DISCUSSÃO SOBRE RACIONALIDADE INSTRUMENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 29, p. DOI: 10.17648/educare.v13i29.15523, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i29.15523. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/15523. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Pesquisas em Educação Ambiental