O LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS DO COLÉGIO PEDRO II: UMA AVALIAÇÃO NA PERSPECTIVA DE SEUS DOCENTES

Autores

  • Claudia Benvenuto de Azevedo Lima
  • Lucia Reg Vila

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i27.15704
Agências de fomento

Palavras-chave:

Laboratório de Ciências. Ensino de Ciências. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Avaliação.

Resumo

O estudo teve por objetivo avaliar em que medida as atividades do Laboratório de Ciências, dos Anos Iniciais do Colégio Pedro II (CPII), contribuem para aperfeiçoar as práticas pedagógicas realizadas na sala de aula regular. Para tanto, foi desenvolvida uma abordagem teórica, que situou o ensino de Ciências como ‘alfabetização científica’, explicitada a história da criação e desenvolvimento do Laboratório de Ciências nesta instituição, e utilizada uma abordagem avaliativa, centrada nos participantes. Do ponto de vista metodológico, o estudo se desdobrou em duas partes: a primeira, envolveu um grupo focal com docentes do CPII, consideradas experientes no ensino de Ciências, cujas falas depuradas deram origem às categorias avaliativas que seriam posteriormente avaliadas. A segunda, resultou na aplicação de um questionário a um grupo de 12 docentes, todas mais novas no CPII, para avaliar em que medida as categorias avaliativas estavam presentes nas práticas dessas docentes. A análise dos dados, baseada no confronto das falas avaliativas de ambos os grupos, revelou que as docentes mais novas na instituição endossam e ampliam a importância das atividades do Laboratório de Ciências para as práticas pedagógicas das salas de aula convencionais. O grupo mais novo das docentes ampliou significativamente as categorias avaliativas iniciais, oferecendo subsídios à construção de um quadro integrador, o qual poderá servir de base para se determinar a presença dos indicadores ali expressos.

Biografia do Autor

Claudia Benvenuto de Azevedo Lima

Pedagoga pela UNISUL; Mestre em Avaliação pela Fundação Cesgranrio
(RJ); Docente do Colégio Pedro II; Professora aposentada do Município do Rio
de Janeiro. E-mail: cbenvenuto@terra.com.br

Lucia Reg Vila

Pedagoga pela PUC-Rio; Mestre e Doutora em Educação pela Universidade
Federal do Rio de Janeiro; Professora aposentada da Faculdade de Educação
da UFRJ; Docente do PPGE da Universidade Estácio de Sá (2000-2014) e
Professora Adjunta do Mestrado Profissional em Avaliação da Fundação
Cesgranrio (RJ). E-mail: luciagvilarinho@gmail.com

Downloads

Publicado

29-08-2018

Como Citar

DE AZEVEDO LIMA, C. B.; VILA, L. R. O LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS DO COLÉGIO PEDRO II: UMA AVALIAÇÃO NA PERSPECTIVA DE SEUS DOCENTES. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 27, p. DOI: 10.17648/educare.v13i27.15704, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i27.15704. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/15704. Acesso em: 20 abr. 2024.