A IMPLEMENTAÇÃO DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARANÁ

Autores

  • Celso João Ferretti

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v11i23.16089

Palavras-chave:

implementação de políticas educacionais, ensino técnico integrado ao ensino médio, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Resumo

O objetivo do texto é o de apresentar e discutir o processo de implementação, no Campus Curitiba do Instituto, dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Pretendeu-se verificar se a orientação formativa materializada nos cursos técnicos integrados ao ensino médio pela instituição era compatível com a concepção de educação sobre a qual se estrutura proposta oficial de integração entre o ensino técnico e o ensino médio. Foram adotados dois procedimentos básicos para a coleta de informações: o exame de documentos institucionais e a realização de entrevistas. A análise dos documentos institucionais, assim como dos dados coletados por meio de entrevistas revelaram a existência de posicionamentos dúbios relativamente às linhas teórico-filosóficas a serem observadas no que tange à configuração e desenvolvimento dos cursos técnicos integrados. Tal dubiedade, além das dificuldades encontradas para o desenvolvimento de atividades de integração permitem concluir que a orientação educativa adotada pela instituição tendeu a afastar-se, sob vários aspectos, das proposições teórico-filosóficas e epistemológicas da formação omnilateral e politécnica que constituem o fundamento da integração entre o ensino médio e a educação profissional. 

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

FERRETTI, C. J. A IMPLEMENTAÇÃO DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARANÁ. Educere et Educare, [S. l.], v. 11, n. 23, 2000. DOI: 10.17648/educare.v11i23.16089. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/16089. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: ESTADO, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O SÉCULO XXII