A ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO PARANÁ PROVINCIAL (1853-1889)

Autores

  • Marta Camilo da Silva Guarnieri
  • André Paulo Castanha

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v1i2.168

Palavras-chave:

Educação, História da educação, Legislação educacional.

Resumo

Este trabalho analisa o processo de organização da instrução pública na Província do Paraná, enquanto política do Estado, no período de 1853 a 1889. Busca perceber a relação entre a história do Paraná e sua política de organização da escola pública, procura investigar quais eram as condições do ensino da época e qual a forma de organização do sistema escolar. A pesquisa tenta responder a questão de como a legislação tratava a educação, o que ela prescrevia, levando em consideração que a lei, ao fazer determinações, revela a intenção das elites e do Estado sobre o ensino. Nesse sentido, é possível perceber o desejo de controlar a moralidade e os costumes, tendo como preocupação manter um ordenamento social visando à obediência à autoridade, cujo centro era a Corte, devendo a periferia do sistema ser moldado segundo esses interesses.

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Publicado

07-12-2007

Como Citar

GUARNIERI, M. C. da S.; CASTANHA, A. P. A ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO PARANÁ PROVINCIAL (1853-1889). Educere et Educare, [S. l.], v. 1, n. 2, p. p. 57–71, 2007. DOI: 10.17648/educare.v1i2.168. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/168. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios