AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Autores

  • Aline Alves de Oliveira UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)
  • Marcos Cesar Danhoni Neves UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i27.16886
Agências de fomento
Fundação Araucária

Palavras-chave:

Ensino de Ciências. Formação docente. PIBID. Licenciatura.

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) vem ganhando cada vez mais importância como política pública nacional, desde a sua implantação pela Capes em 2007, nas instituições de Ensino Superior, com à finalidade de incentivar e valorizar a formação inicial de professores e melhorar o ensino da educação básica. E foi de interesse desta pesquisa investigar as contribuições e os significados desse programa pelo MEC, pela UEM e pelo subprojeto de Ciência. A pesquisa realizada apresenta abordagem qualitativa e as fontes de informações foram os documentos públicos sobre o PIBID (Edital MEC/CAPES/FNDE), projeto institucional do PIBID da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o subprojeto de Ciência e, ainda, entrevistas com Licenciandos do curso de Licenciatura plena em Ciência. Para a análise das entrevistas utilizamos a análise de conteúdo. Foi possível compreender e refletir sobre a importância desse programa para ressignificar a formação inicial de professores de Ciência.  Dentre as constatações alcançadas foi possível identificar que o PIBID é compreendido pelo MEC, UEM e subprojeto de ciências como forma de valorizar a profissão docente, especificamente a formação inicial, através da concessão de bolsas para os alunos de licenciatura desde o início do curso para desenvolverem projetos de iniciação à docência, e desta forma garantir o atendimento à demanda por professores na educação básica pública; como melhoria da formação inicial, através da discussão e desenvolvimento de novas abordagens metodológicas consideradas inovadoras pelas pesquisas na área de ensino de ciências; pela reflexão sobre a função social da escola e sobre o papel do professor em um dado contexto escolar e através do reconhecimento do espaço escolar como campo de experiência para a formação inicial de professores.

 

Biografia do Autor

Aline Alves de Oliveira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)

Graduada em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (2011), Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Uninter (2017), Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2015), Doutoranda em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá.

Marcos Cesar Danhoni Neves, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)

Graduado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (1983), Mestre em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1986) e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991).

Downloads

Publicado

29-08-2018

Como Citar

OLIVEIRA, A. A. de; NEVES, M. C. D. AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 27, p. DOI: 10.17648/educare.v13i27.16886, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i27.16886. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/16886. Acesso em: 29 mar. 2024.