PERFIL DA COMPOSIÇÃO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO

Autores

  • Ralf Hermes Siebiger Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)
  • Egeslaine de Nez Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i27.17936
Agências de fomento
CNPq

Palavras-chave:

Conselhos Municipais de Educação, Composição, Legislação, Estado de Mato Grosso.

Resumo

O presente texto discute e problematiza a composição dos Conselhos Municipais de Educação (CMEs) do estado de Mato Grosso, no que diz respeito a seus membros, considerando as diferentes representatividades previstas nos textos legais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental em uma amostragem de 22 (vinte e dois) CMEs do estado, perfazendo um universo de 33 (trinta e três) normas consultadas, referentes às leis de criação desses conselhos e alterações posteriores nos textos legais. Enquanto resultados, verifica-se, na composição dos conselhos observados, a predominância de representantes da esfera pública escolar (órgãos e instituições relacionados à educação), seguido de representantes da esfera pública não escolar (legislativo, judiciário e de outros órgãos/entidades do executivo não-vinculados à educação), e da sociedade civil (compreendendo alunos, pais de alunos, entre outros), dentre as demais categorias de representatividade. Destaca-se que a quase totalidade das leis estabelece uma distinção entre as esferas pública e privada ao definir a vinculação de cada representante, bem como uma incidência considerável de imprecisões em relação aos tipos de segmentos representados. De uma maneira geral, constata-se, na composição desses conselhos, a presença significativa de vagas destinadas a representantes do próprio poder executivo, provavelmente devido ao fato de o Estado ser o responsável por instituir esses conselhos, bem como a necessidade de haver maior precisão em relação à definição do tipo de representação, evitando-se, assim, dubiedades em relação aos requisitos para se tornar membro de um CME.

Biografia do Autor

Ralf Hermes Siebiger, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

Mestre em educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) na área de Políticas e Gestão da Educação, especialista em Políticas Públicas e Planejamento Educacional pela Universidade Gama Filho (UGF), graduado em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisador do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/Unemat/Ufrgs) na área de políticas de educação superior, e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre os Conselhos Municipais de Educação do Brasil (GEP-CMEBr/UFU). Professor Assistente da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) na área de Metodologia Científica. E-mail: ralf@unemat.br.

Egeslaine de Nez, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1996) e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia - Barra do Garças/MT. Tem experiência na área da Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa, pós-graduação e políticas educacionais. É lider do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UNEMAT).

Downloads

Publicado

29-08-2018

Como Citar

SIEBIGER, R. H.; NEZ, E. de. PERFIL DA COMPOSIÇÃO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 27, p. DOI: 10.17648/educare.v13i27.17936, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i27.17936. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/17936. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Conselho Municipal de Educação