MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NOS ANOS INICIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i30.17952
Agências de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Aprendizagem Significativa, Mapas Conceituais, Anos Iniciais

Resumo

Este artigo apresenta parte de uma pesquisa de mestrado que buscou analisar as contribuições do uso dos Mapas Conceituais como ferramenta potencializadora da Aprendizagem Significativa de conceitos científicos no ensino de ciências, nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa, de abordagem qualitativa e interpretativa, foi realizada com 30 estudantes do quinto ano do ensino fundamental em uma escola da rede pública da cidade de Ponta Grossa- PR. Para isso propôs-se o trabalho com abordagem sobre mapas conceituais e aplicaram-se atividades pedagógicas com enfoque no tema Energia, de modo a analisar o percurso de aprendizagem. Como aporte teórico para a pesquisa, foram estudados David Ausubel e Joseph Novak sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa e Mapas Conceituais. Para análise foram coletados mapas conceituais iniciais e finais dos alunos, que foram utilizados como referencial para análise do processo de aprendizagem ocorrido, à luz dos referenciais para classificação de mapas conceituais propostos por Joseph Novak. A partir da análise dos mapas conceituais produzidos durante a pesquisa pode-se observar evolução no domínio dos aspectos referentes ao mapeamento cognitivo e maior significado dado as construções elaboradas para externalizar a aprendizagem. Isso revelou que mapas conceituais podem ser um elemento norteador do processo de ensino de conceitos científicos, pois são capazes de representar graficamente as relações significativas de aprendizagem estabelecidas pelos alunos, auxiliando o professor na condução do processo de ensino. Deste modo, foi possível inferir que para o contexto estudado os mapas conceituais foram um recurso facilitador da aprendizagem significativa, dada à sua característica de representatividade da estrutura cognitiva dos alunos durante o processo de aprendizagem.

Biografia do Autor

Graziela Ferreira de Souza, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda e mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), professora dos anos iniciais do ensino fundamental .

Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Educação Científica e Tecnológica, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e  professora titular do Departamento de Matemática e do Programa de Doutorado e Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Awdry Feisser Miquelin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC e professor do Programa de Pós Graduação em Formação Educacional, Científica e Tecnológica (Câmpus Curitiba) e do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (Câmpus Ponta Grossa)

Downloads

Publicado

22-12-2018

Como Citar

SOUZA, G. F. de; PINHEIRO, N. A. M.; MIQUELIN, A. F. MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NOS ANOS INICIAIS. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 30, p. DOI: 10.17648/educare.v13i30.17952, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i30.17952. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/17952. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: O ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS