A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

Autores

  • MARILEIDE BARBOSA Universidade Pontifícia Católica de Campinas "O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001"
  • DENISE HELENA LOBARDO FERREIRA Universidade Pontifícia Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i29.18003
Agências de fomento
O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001

Palavras-chave:

PALAVRAS-CHAVE, Ensino Construtivista. Conhecimento. Construção do Saber e Fazer.

Resumo

RESUMO: A educação ambiental esta inserida no discurso da educação, mais ainda é um desafio. Este trabalho descreve o modelo construtivista de ensino e aprendizagem como ferramenta de ensino a ser aplicada aos discentes de cursos multidisciplinares de pós-graduação lato sensu para a educação ambiental. No ensino construtivista o sujeito age sobre um projeto, construindo o conhecimento. O conhecimento empírico torna-se a base para fortalecer a construção do saber e do fazer na formação dos discentes de pós-graduação lato sensu. Esta proposta tem como metodologia a revisão da literatura baseada em artigos acadêmicos científicos e livros. Esta discussão se faz necessária para que a educação ambiental esteja presente na formação dos futuros especialistas, os quais passam a ter uma parcela de responsabilidade no futuro do meio ambiente, auxiliando e adquirindo autonomia para a descoberta do conhecer e do fazer nas práticas ambientais. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.

Biografia do Autor

MARILEIDE BARBOSA, Universidade Pontifícia Católica de Campinas "O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001"

Marileide Barbosa é mestranda do Programa de Pós-Graduação do Mestrado em Sustentabilidade da Universidade Pontifícia Católica de Campinas e possui Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela PUC Poços de Caldas (MG) e Pós-Graduação em Contabilidade, Pericia e Auditoria pela UNOPAR-EaD – PR, é Bacharel em Administração pela UNIFENAS - Poços de Caldas (MG). barbosa.marileide@gmail.com

"O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001"

DENISE HELENA LOBARDO FERREIRA, Universidade Pontifícia Católica de Campinas

Denise Helena Lombardo Ferreira é doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, Campus Rio Claro e professora do Programa de Pós-Graduação do Mestrado em Sustentabilidade da Universidade Pontifícia Católica de Campinas. lombardo@puc-campinas.edu.br

Downloads

Publicado

06-12-2018

Como Citar

BARBOSA, M.; LOBARDO FERREIRA, D. H. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 29, p. DOI: 10.17648/educare.v13i29.18003, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i29.18003. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18003. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Pesquisas em Educação Ambiental