VINHO NOVO EM ODRES VELHO: RELACIONAMENTOS E NOVAS TENSÕES ENTRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIA

Autores

  • Andrea Pacifico Universidad Nacional del Litoral
  • Graciela Perusini Instituto Superior del Profesorado
  • María Emilia Bertín Instituto Superior del Profesorado N° 8 "Almirante Guillermo Brown
  • Claudia Peralta ao Instituto Superior del Profesorado N° 8 "Almirante Guillermo Brown"
  • Betiana Tassi Instituto Superior del Profesorado N° 8 "Almirante Guillermo Brown"
  • Rosa Moretti Instituto Superior del Profesorado N° 8 "Almirante Guillermo Brown"

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v12i27.18133
Agências de fomento

Palavras-chave:

Professores de Ensino Primário, Workshop de Prática IV e Ateneo, Avaliação.

Resumo

A professora de educação primária da Província de Santa Fe, na Argentina, está realizando um novo desenho curricular que incorporou um novo espaço curricular em sua estrutura: o Workshop Prático IV e o Ateneo. Três anos após a sua implementação foi destinado a construir conhecimento para avaliar esta experiência do que acontece no Instituto No. 8 Almirante Guillermo Brown. As questões que orientaram este processo de pesquisa avaliadora referem-se aos sentidos de que os sujeitos envolvidos estão construindo sobre esta transformação curricular, que tem sido objeto de tensões e controvérsias. Para realizá-lo, adotou-se uma abordagem alternativa que possibilitou avaliar programas complexos que, quando desenvolvidos em diferentes contextos, apresentam diversos processos e resultados. A linha teórica que foi assumida leva elementos e contribuições de autores como Parlett e Hamilton, Stake, House, Eisner para construir um quadro teórico e metodológico que permitiu determinar em grande medida o que avaliar e como fazê-lo, bem como o lugar que os atores assumem interno e externo ao projeto educacional que pretende ser avaliado. Neste contexto, a pesquisa documental e a entrevista foram as principais técnicas de coleta de dados. Quanto às conclusões obtidas, enfatiza-se que este espaço é visto como complexo e está em plena construção assumindo configurações diferentes aos olhos dos atores envolvidos. Ainda não há construções coletivas visíveis sobre as expectativas geradas e as contribuições que presta ao treinamento dos alunos. Essas descobertas podem contribuir para o desenvolvimento de arranjos institucionais para fazer ajustes ou transformações visando alcançar uma melhoria significativa no treinamento dos alunos.

Biografia do Autor

Andrea Pacifico, Universidad Nacional del Litoral

Profesora de Filosofía, Magister en Didácticas Específicas, Doctoranda en Educación en Ciencias Experimentales. Professora de Epistemología y Formación Docente, vinculado ao Universidad Nacional del  Litoral y  Instituto Superior del Profesorado N° 8 "Almirante Guillermo Brown

Graciela Perusini, Instituto Superior del Profesorado

Profesora de Filosofía, Magister en Didácticas Específicas, Doctoranda en Educación en Ciencias Experimentales. Professora de Epistemología y Formación Docente, vinculado ao Universidad Nacional del  Litoral y  Instituto Superior del Profesorado 

María Emilia Bertín, Instituto Superior del Profesorado N° 8 "Almirante Guillermo Brown

Profesora de Educación Primaria, área de actuación: Formación docente, vinculado ao Instituto Superior del Profesorado N° 8 "Almirante Guillermo Brown

Claudia Peralta, ao Instituto Superior del Profesorado N° 8 "Almirante Guillermo Brown"

Profesora de Educación Primaria, área de actuación: Formación docente, vinculado ao Instituto Superior del Profesorado N° 8 "Almirante Guillermo Brown

Betiana Tassi, Instituto Superior del Profesorado N° 8 "Almirante Guillermo Brown"

Profesora de Educación Primaria, área de actuación: Formación docente, vinculado ao Instituto Superior del Profesorado N° 8 "Almirante Guillermo Brown"

Rosa Moretti, Instituto Superior del Profesorado N° 8 "Almirante Guillermo Brown"

Profesora de Matemática, área de actuación: Formación docente, vinculado ao Instituto Superior del Profesorado N° 8 "Almirante Guillermo Brown". 

Downloads

Publicado

20-12-2017

Como Citar

PACIFICO, A.; PERUSINI, G.; BERTÍN, M. E.; PERALTA, C.; TASSI, B.; MORETTI, R. VINHO NOVO EM ODRES VELHO: RELACIONAMENTOS E NOVAS TENSÕES ENTRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIA. Educere et Educare, [S. l.], v. 12, n. 27, 2017. DOI: 10.17648/educare.v12i27.18133. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18133. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático: Ordem e progresso: Memória, positivismo e Política