VINHO NOVO EM ODRES VELHO: RELACIONAMENTOS E NOVAS TENSÕES ENTRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIA

Andrea Pacifico, Graciela Perusini, María Emilia Bertín, Claudia Peralta, Betiana Tassi, Rosa Moretti

Resumo

A professora de educação primária da Província de Santa Fe, na Argentina, está realizando um novo desenho curricular que incorporou um novo espaço curricular em sua estrutura: o Workshop Prático IV e o Ateneo. Três anos após a sua implementação foi destinado a construir conhecimento para avaliar esta experiência do que acontece no Instituto No. 8 Almirante Guillermo Brown. As questões que orientaram este processo de pesquisa avaliadora referem-se aos sentidos de que os sujeitos envolvidos estão construindo sobre esta transformação curricular, que tem sido objeto de tensões e controvérsias. Para realizá-lo, adotou-se uma abordagem alternativa que possibilitou avaliar programas complexos que, quando desenvolvidos em diferentes contextos, apresentam diversos processos e resultados. A linha teórica que foi assumida leva elementos e contribuições de autores como Parlett e Hamilton, Stake, House, Eisner para construir um quadro teórico e metodológico que permitiu determinar em grande medida o que avaliar e como fazê-lo, bem como o lugar que os atores assumem interno e externo ao projeto educacional que pretende ser avaliado. Neste contexto, a pesquisa documental e a entrevista foram as principais técnicas de coleta de dados. Quanto às conclusões obtidas, enfatiza-se que este espaço é visto como complexo e está em plena construção assumindo configurações diferentes aos olhos dos atores envolvidos. Ainda não há construções coletivas visíveis sobre as expectativas geradas e as contribuições que presta ao treinamento dos alunos. Essas descobertas podem contribuir para o desenvolvimento de arranjos institucionais para fazer ajustes ou transformações visando alcançar uma melhoria significativa no treinamento dos alunos.

Palavras-chave

Professores de Ensino Primário, Workshop de Prática IV e Ateneo, Avaliação.

Texto completo:

PDF