ORDEM E PROGRESSO: IDEAIS REPUBLICANOS E A EDUCAÇÃO ESCOLAR NA PRIMEIRA REPÚBLICA, NO PARANÁ

Autores

  • Maria Elisabeth Blanck Miguel Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v12i27.18138
Agências de fomento

Palavras-chave:

Ordem e progresso. Educação na 1.ª República. Educação primária pública

Resumo

Este artigo procura verificar como os ideais republicanos de Ordem e Progresso estiveram presentes na educação escolar primária, no período da Primeira República, no Paraná. Para isso foram consultadas as Mensagens dos Presidentes do Estado, no período de 1892 a 1930, apresentadas ao Congresso Legislativo e disponíveis na página do Arquivo Público do Paraná. Foram selecionadas apenas aquelas que abordavam a instrução escolar primária de modo mais específico, trazendo dados ou apontando ações. Considerando as contribuições de Carvalho (1990), Cury (1996), Wachowicz (1984), Nagle (2001), Souza (2009), Carvalho (1989), Araujo (2012) e Ianni (1989) buscou-se nas Mensagens, indicações de que o Estado incumbia a escola primária pública de passar aos alunos os ideais republicanos. Concluíu-se que até 1920, as Mensagens mostram ainda, questões que perpassaram a educação escolar no período provincial. Somente a partir de 1920, questões como a alfabetização, a nacionalização, a educação física dos alunos recebem uma atenção maior dos governantes. A alfabetização em um prazo menor de tempo, pode ser considerada como um indício de formação do cidadão para sua contribuição ao progresso da nação.

Biografia do Autor

Maria Elisabeth Blanck Miguel, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Pesquisadora do CNPq 2

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Publicado

20-12-2017

Como Citar

MIGUEL, M. E. B. ORDEM E PROGRESSO: IDEAIS REPUBLICANOS E A EDUCAÇÃO ESCOLAR NA PRIMEIRA REPÚBLICA, NO PARANÁ. Educere et Educare, [S. l.], v. 12, n. 27, 2017. DOI: 10.17648/educare.v12i27.18138. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18138. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático: Ordem e progresso: Memória, positivismo e Política