NOVAMENTE ORDEM E PROGRESSO?

Autores

  • Elomar Tambara Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v12i27.18140
Agências de fomento

Palavras-chave:

Ordem e Progresso, Positivismo, Augusto Comte

Resumo

A divisa Ordem e Progresso representa uma das ideias motoras da ideologia positivista, particularmente a de cunho comtiano. Reincidentemente esta formulação doutrinária tem aparecido mostrando, sob certo aspecto, a “fecundidade” deste ideário no sentido de legitimar uma dada concepção de mundo. O caráter autoritário e conservador inerente a esta divisa tem demonstrado quão útil tem sido sua utilização como uma efetiva violência simbólica no sentido de conseguir uma anuência consentida dos dominados ao projeto sócio-político das elites. De modo que o ressurgimento deste dístico como aparato publicitário revela que o projeto conservador da classe dominante brasileira continua presente. Este trabalho analisa alguns aspectos da natureza e constituição do lema “Ordem e Progresso” com ênfase na assunção efetuada pela corrente filiada às formulações ortodoxas de Augusto Comte.

Biografia do Autor

Elomar Tambara, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), graduação em Filosofia pela FAFIMC, mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, educação no Rio Grande do Sul e educação em Pelotas. Professor titular em História da 
Educação na Universidade Federal de Pelotas.

Downloads

Publicado

20-12-2017

Como Citar

TAMBARA, E. NOVAMENTE ORDEM E PROGRESSO?. Educere et Educare, [S. l.], v. 12, n. 27, 2017. DOI: 10.17648/educare.v12i27.18140. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18140. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático: Ordem e progresso: Memória, positivismo e Política