ARTE E COMEMORAÇÕES: ESTRATÉGIAS DE DIFUSÃO DAS IDEIAS POSITIVISTAS NOS PRIMEIROS ANOS DA REPÚBLICA NO BRASIL

Autores

  • Elisabete Leal Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v12i27.18153
Agências de fomento

Palavras-chave:

Positivismo, República, arte

Resumo

Pontua a trajetória artística e obras dos artistas positivistas Eduardo de Sá e Décio Villares. Esse último, principalmente, teve grande participação nos debates que envolveram o mundo artístico neste período de transição para a República e contribuiu largamente para a fatura de obras artísticas de políticos republicanos. Discute a colaboração para a divulgação das ideias republicanas e para a criação de um repertório visual do panteão nacional. Apresenta-se algumas de suas obras e o perfil de alguns de seus encomendantes. A Arte positivista tinha um sentido pragmático e não de pura contemplação estética. Por ser uma das formas de operacionalização da memória e da emoção, a Arte era vital para o culto cívico que se pretendia popularizado, no Brasil. 

Biografia do Autor

Elisabete Leal, Universidade Federal de Pelotas

Elisabete Leal é Doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas – UFPel.

Downloads

Publicado

20-12-2017

Como Citar

LEAL, E. ARTE E COMEMORAÇÕES: ESTRATÉGIAS DE DIFUSÃO DAS IDEIAS POSITIVISTAS NOS PRIMEIROS ANOS DA REPÚBLICA NO BRASIL. Educere et Educare, [S. l.], v. 12, n. 27, 2017. DOI: 10.17648/educare.v12i27.18153. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18153. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático: Ordem e progresso: Memória, positivismo e Política