EDUCAÇÃO DO CORPO: O ETHOS RELIGIOSO EVANGÉLICO E AS IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS E CURRICULARES SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Márcia Cristina Rodrigues da Silva Coffani Professora da Faculdade de Educação Física - UFMT
  • Cleomar Ferreira Gomes Professor da Faculdade de Educação Física - UFMT. Professor Orientador do PPGE/UFMT Mestrado e Doutorado em Educação UFMT.

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i31.18384
Agências de fomento

Palavras-chave:

Educação do Corpo, Cultura Escolar Evangélica, Educação Física no Ensino Médio.

Resumo

O texto comunica as investigações do/no cotidiano numa escola evangélica assembleianacom a descrição das rotinas escolares dos “jovens alunos” do Ensino Médio,a fim de contribuir com a qualificação das práticas pedagógicas, a partir do aprofundamento da compreensão da relação estabelecida pela Educação Física e o “jovem aluno” do Ensino Médio e seu ethos religioso evangélico. Fundamenta-se em referências epistemológicas da socioantropologia por orientar um “olhar sensível e compreensível”, sobre a cultura escolar e os processos socioculturais de educação do corpo, atentando-se aos possíveis (des)entrelaçamentos entre a Educação Física, a escola evangélica e o corpo jovem. A pesquisa é qualitativa, etnográfico-descritiva,envolveu revisão literária; análise de fontes documentais (Proposta pedagógica e curricular e plano de ensino de Educação Física); observações diretas in loco participantes das aulas de Educação Física e do contexto cotidiano da escola evangélica; Entrevista semiestruturada com a professora de Educação Física.Avaliou-se que os processos de educação do corpo concretizam uma construção sociocultural da pessoa. Sugere-se o Jogo como a assertiva possibilidade pedagógica, para que a Educação Física imprima uma dinâmica curricular e pedagógica na escola evangélica cristã, que se aproxime das demandas da “condição juvenil” dos “jovens alunos” e qualifique os sentidos simbólicos do mover-se na medida em que promovem o (re) conhecimento de si e do “outro”. 

Biografia do Autor

Márcia Cristina Rodrigues da Silva Coffani, Professora da Faculdade de Educação Física - UFMT

Professora da Faculdade de Educação Física - UFMT

Doutora em Educação IE/PPGE/UFMT

Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Física - UFMT

Leciona as disciplinas de Estágio Supervisionado - Ensino Fundamental e Médio e Trabalho de Curso

Cleomar Ferreira Gomes, Professor da Faculdade de Educação Física - UFMT. Professor Orientador do PPGE/UFMT Mestrado e Doutorado em Educação UFMT.

Professor da Faculdade de Educação Física - UFMT.
Professor Orientador do PPGE/UFMT Mestrado e Doutorado em Educação UFMT. Leciona as disciplinas de Teoria e Prática do Jogo e Educação Física e Ludicidade. 

Downloads

Publicado

02-03-2019

Como Citar

COFFANI, M. C. R. da S.; GOMES, C. F. EDUCAÇÃO DO CORPO: O ETHOS RELIGIOSO EVANGÉLICO E AS IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS E CURRICULARES SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO. Educere et Educare, [S. l.], v. 14, n. 31, p. DOI: 10.17648/educare.v13i31.18384, 2019. DOI: 10.17648/educare.v13i31.18384. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18384. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ LAICIDADADE E EDUCAÇÃO