DESIGUALDADE SOCIAL E JUVENTUDE NA ABORDAGEM SÓCIO-HISTÓRICA: UM BREVE DEBATE SOBRE POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA

Autores

  • Fernanda de Figueiredo Costa Leiras Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Josiane Peres Gonçalves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul https://orcid.org/0000-0002-7005-849X
  • Beatriz Rosália Gomes Xavier Flandoli Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i27.18553
Agências de fomento
CAPES

Palavras-chave:

Desigualdade social. Juventude. Ação afirmativa.

Resumo

O presente estudo aborda sobre os conceitos de desigualdade social e juventude na perspectiva sócio-histórica, na tentativa de aproximar estas ideias com a discussão sobre políticas de ação afirmativa, especialmente a política de cotas. A pesquisa bibliográfica fundamenta-se em autores relacionados à área da psicologia sócio-histórica para o debate e reflexões sobre as questões de desigualdade social e juventude, além de artigos com foco nesta mesma temática e pesquisas envolvendo a política de cotas. Com base no estudo realizado, foi possível apreender que ainda há muito a se discutir acerca da permanência dos estudantes cotistas após o seu ingresso nas instituições e que a psicologia sócio-histórica pode contribuir para esse debate trazendo a perspectiva e o olhar para estes jovens, como sujeitos históricos que devem participar nesse processo de transformação social do qual fazem parte ativamente.

Biografia do Autor

Fernanda de Figueiredo Costa Leiras, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (PPGE/CPAN/UFMS). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE).

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (CPAN/UFMS) e Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FAED/UFMS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE).

Beatriz Rosália Gomes Xavier Flandoli, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Psicóloga, maior titulação Doutorado em Educação pela UFMS.

Docente UFMS/ CPAN, curso de Psicologia e Mestrado em Educação Social

Downloads

Publicado

29-08-2018

Como Citar

DE FIGUEIREDO COSTA LEIRAS, F.; PERES GONÇALVES, J.; GOMES XAVIER FLANDOLI, B. R. DESIGUALDADE SOCIAL E JUVENTUDE NA ABORDAGEM SÓCIO-HISTÓRICA: UM BREVE DEBATE SOBRE POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 27, p. DOI: 10.17648/educare.v13i27.18553, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i27.18553. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18553. Acesso em: 28 mar. 2024.