RETALHOS DE MEMÓRIAS: LEMBRANÇAS DOCENTES QUE RECONTAM O TRABALHO DE SALA DE AULA

Autores

  • Simôni Costa Monteiro Gervasio
  • Alessandro Carvalho Bica

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i28.18723
Agências de fomento

Palavras-chave:

Memória, Trabalho docente, Revista do Ensino do Rio Grande do Sul.

Resumo

Este trabalho tem como proposta discutir a importância de iniciativas que visem revistar e preservar memórias docentes, compreendendo a sua potencialidade para a preservação de alguns aspectos significativos para a história da educação gaúcha. Tal interesse foi despertado durante a realização do projeto de pesquisa “Memórias docentes: a utilização da Revista do Ensino do Rio Grande do Sul no município de Bagé/RS”, que teve como objetivo compreender a influência, credibilidade e aceitação da Revista do Ensino/RS sobre os saberes e práticas de professores que, atuantes nas décadas de 50, 60, 70 e 80 no munícipio de Bagé, tinham acesso ao material e as propostas difundidas pela Revista. Durante o caminho da pesquisa, realizada por meio de entrevistas com professores, a importância da preservação e compreensão das histórias, em formato de memórias, que foram revividas pelos entrevistados, foi despertada a partir da percepção sobre a vivacidade e riqueza de detalhes que somente quem vivenciou os fatos narrados é capaz de relatar, auxiliando a remontar capítulos fundamentais para a história da educação. Com isso, este trabalho objetiva revisitar a importância da preservação das memórias dos professores entrevistados, entendendo a memória enquanto prática social e fonte de informação para a compreensão sobre a educação nas décadas em estudo.

Biografia do Autor

Simôni Costa Monteiro Gervasio

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino da Universidade Federal do Pampa. Jornalista, Pedagoga, Especialista em Liguagem e Docência e Especilista em Educação e Diversidade Cultural.

Alessandro Carvalho Bica

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Professor Permanente nos Programas de Mestrado Acadêmico em Ensino (PPGMAE) e Mestrado Profissional em Ensino de Línguas (PPGMEL)da Universidade Federal do Pampa.

Downloads

Publicado

01-10-2018

Como Citar

COSTA MONTEIRO GERVASIO, S.; CARVALHO BICA, A. RETALHOS DE MEMÓRIAS: LEMBRANÇAS DOCENTES QUE RECONTAM O TRABALHO DE SALA DE AULA. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 28, p. DOI: 10.17648/educare.v13i28.18723, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i28.18723. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18723. Acesso em: 28 mar. 2024.