O IMPULSO NEOLIBERAL E NEOCONSERVADOR NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: A IMAGEM DO “PROFESSOR DOUTRINADOR” E O PROJETO “ESCOLA SEM PARTIDO”

Autores

  • Carla Viviane Paulino UFMT - Campus Rondonópolis

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i28.18731
Agências de fomento
CNPQ, PPGDU - CAMPUS RONDONÓPOLIS, FLÁVIO VILAS-BÔAS TROVÃO

Palavras-chave:

Escola Sem Partido, Educação, Conservadorismo

Resumo

 

                                                                                                                                                                                                    

RESUMO:

Este artigo tem por objetivo proceder à análise de discursos e de imagens produzidas por apoiadores e militantes do movimento Escola Sem Partido acerca do papel do professor, especialmente as produções que o definem como um profissional cujo objetivo é o dogma de alunos, conduzindo-os a se identificar com o pensamento político e filosófico marxista. Veremos que o discurso apresentado pelos apoiadores do movimento demonstra, ao contrário do que a proposta oficial do mesmo indica, posições políticas que nos remetem a ideologias conservadoras e/ou neoliberais. Por fim, analisaremos um movimento semelhante aos Escola sem Partido nos Estados Unidos, o “No doctrination”, a fim de avaliar o impacto deste na educação norte-americana.

Palavras chave: Escola Sem Partido, Educação, Conservadorismo 

Biografia do Autor

Carla Viviane Paulino, UFMT - Campus Rondonópolis

Doutora em História Social pela USP - Universidade de São Paulo, Mestre em História Social pela USP- Universidade de São Paulo, professora ne História na rede privada de ensino.

Downloads

Publicado

01-10-2018

Como Citar

PAULINO, C. V. O IMPULSO NEOLIBERAL E NEOCONSERVADOR NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: A IMAGEM DO “PROFESSOR DOUTRINADOR” E O PROJETO “ESCOLA SEM PARTIDO”. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 28, p. DOI: 10.17648/educare.v13i28.18731, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i28.18731. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18731. Acesso em: 18 abr. 2024.