A ORIENTAÇÃO DA AÇÃO NO CONTEXTO DE TEORIA DE P. YA. GALPERIN COMO CONSTRUCTO DA PESQUISA EDUCACIONAL EM CIÊNCIAS: PERSPECTIVAS A PARTIR DO ESTADO DA QUESTÃO.

Autores

  • Alessandro Augusto Barros Façanha Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Isauro Beltrán Nuñez Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i30.18804
Agências de fomento

Palavras-chave:

Orientação da ação, estado da questão, P. Ya. Galperin.

Resumo

Este estudo investiga o estado da questão relacionado ao conhecimento científico produzido sobre o conceito de Orientação da Ação de P. Ya. Galperin com o propósito de sua revisão como objeto de investigação e constructo de pesquisa na perspectiva do campo teórico do ensino das Ciências e seus desdobramentos. Foi realizada uma revisão do estado da questão que envolve a orientação da ação a partir de seu campo conceitual, epistemológico e metodológico a partir do levantamento de dados e produções em bases indexadas, eventos de natureza científica e bancos de dissertações e teses a fim de delimitar a natureza da produção de conhecimento na última década e sua potencialidade enquanto objeto de pesquisa e conhecimento no contexto das ciências naturais. O resultado expõe um recorte do atual estado da questão que envolve as produções do conhecimento em torno da orientação da ação no contexto do ensino das ciências cujos dados correlacionam o objeto em função de categorias que derivam da teoria da atividade, da perspectiva histórico-cultural, do desenvolvimento de habilidades cognitivas e assimilação de conceitos, demonstrando que a orientação da ação é um objeto presente em diversas linhas de investigação relativas ao ensino das Ciências.

Biografia do Autor

Alessandro Augusto Barros Façanha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Adjunto do Departamento de Educação do CERES/UFRN

Isauro Beltrán Nuñez, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Ciências Pedagógicas pela Universidade de Havana (1992). Professor Titular do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.. Líder do Grupo de Pesquisa sobre a Teoria de Galperin. Brasil

Downloads

Publicado

22-12-2018

Como Citar

FAÇANHA, A. A. B.; NUÑEZ, I. B. A ORIENTAÇÃO DA AÇÃO NO CONTEXTO DE TEORIA DE P. YA. GALPERIN COMO CONSTRUCTO DA PESQUISA EDUCACIONAL EM CIÊNCIAS: PERSPECTIVAS A PARTIR DO ESTADO DA QUESTÃO. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 30, p. DOI: 10.17648/educare.v13i30.18804, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i30.18804. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18804. Acesso em: 23 abr. 2024.