O QUE PODEMOS ESPERAR DA ESCOLA?: UMA REFLEXÃO PARA ALÉM DA MODERNIDADE

Autores

  • Fausto dos Santos Amaral Fº Universidade Tuiuti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i28.18845
Agências de fomento
Universidade Tuiuti do Paraná

Palavras-chave:

Educação Escolar, Alteridade, Pós-modernidade

Resumo

O presente texto é uma reflexão sobre as esperanças que, no geral, depositamos no mundo escolar. Para tanto, procura compreender o fazer escolar para além dos parâmetros da Modernidade ainda presentes no mundo contemporâneo. Questiona se de fato a Escola é um agente de transformações sociais efetivas ou se o que ela pode é apenas e tão somente reproduzir o mundo existente, tal qual ele é, ou seja, regido pela monossemia da linguagem técnica e científica, que faz do mundo algo cada vez mais homogêneo, na medida em que, para subsistir, precisa reprimir sempre e a todo custo o outro de si.

Biografia do Autor

Fausto dos Santos Amaral Fº, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutor em Filosofia pela UFRJ. Professor do PPGED da Universidade Tuiuti do Paraná

Downloads

Publicado

01-10-2018

Como Citar

AMARAL Fº, F. dos S. O QUE PODEMOS ESPERAR DA ESCOLA?: UMA REFLEXÃO PARA ALÉM DA MODERNIDADE. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 28, p. DOI: 10.17648/educare.v13i28.18845, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i28.18845. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18845. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ PÓS-MODERNIDADE E EDUCAÇÃO: CALEIDOSCÓPIO DE PERSPECTIVAS